Hábitos sexuais podem ser a causa da epidemia de câncer na garganta

2 min de leitura
Imagem de: Hábitos sexuais podem ser a causa da epidemia de câncer na garganta
Imagem: Getty Images

Casos de câncer orofaríngeo tem aumentado ao redor do mundo, e de acordo com especialistas, a causa pode estar relacionada aos hábitos sexuais e baixa adesão à vacinação contra o papilomavírus humano (HPV).

Se antes os casos de cânceres de garganta estavam ligados a fatores como tabagismo e alcoolismo, atualmente os serviços de saúde tem visto um aumento, em níveis epidêmicos de acordo com especialistas, devido às infecções sexuais por HPV.

Principal causador do câncer de colo de útero, o HPV é um vírus com múltiplas cepas, geralmente eliminadas sem maiores prejuízos pelo nosso sistema imunológico. No entanto, as cepas conhecida como HPV16 e o HPV18 são os maiores responsáveis por causar cânceres, geralmente, com progressão lenta e silenciosa, atrasando o diagnóstico.

Em contato com as mucosas o vírus causa a mutação das células, gradualmente, as transformando em células tumorais.Em contato com as mucosas o vírus causa a mutação das células, gradualmente, as transformando em células tumorais.Fonte:  Getty Images 

De acordo com especialistas nos Estados Unidos, uma epidemia de câncer orofaríngeo tem se alastrado, causado pelo contato com esse vírus. O site Science Alert traz estudos epidemiológicos, que traçam uma relação entre a presença de câncer e o comportamento sexual desses participantes.

O estudo aponta que independentemente do gênero, mais de 80% dos participantes já haviam praticado sexo oral, e que a cepa prevalente é a HPV16. Porém os homens parecem ser mais propensos ao desenvolvimento do câncer de garganta, devido ao maior número de relações durante a vida. Sendo que há 4 homens infectados para cada mulher que apresenta a comorbidade, de acordo com o site UCI Health.

Pessoas que tiveram contato sexual oral com 6 ou mais parceiros ao longo da vida, tem 8,5% mais chances de desenvolver câncer.Pessoas que tiveram contato sexual oral com 6 ou mais parceiros ao longo da vida, tem 8,5% mais chances de desenvolver câncer.Fonte:  GettyImages 

Há como se prevenir?

A resposta é sim! Existem campanhas de vacinação contra o HPV para adolescentes e jovens que ainda não possuem vida sexual ativa.

As vacinas estão disponíveis no Sistema Únicos de Saúde (SUS), em todas as unidades básicas, e são indicadas para meninas e meninos de 9 anos a 14 anos. Também é possível se prevenir com métodos de barreira durante o sexo oral, como camisinhas, por exemplo.

A prevenção é a melhor forma de combate!A prevenção é a melhor forma de combate!Fonte: Getty Images

Sinais de Alerta!

Caso você percebe irritação constante na garganta, feridas no céu da boca, hálito fétido persistente, dor na mandíbula ou ouvido, dificuldade de mastigar ou engolir, sangramento bucal, procure seu médico de referência!

O câncer de garganta causado pelo HPV é repreensível, portanto, sempre procure relacionar-se de forma segura. A prevenção é sempre a melhor forma de combate ao acometimento por doenças, mantenha seus exames em dia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.