Cápsula menor que um grão de arroz é usada para tratar câncer de pâncreas

1 min de leitura
Imagem de: Cápsula menor que um grão de arroz é usada para tratar câncer de pâncreas
Imagem: Advanced Science

Pesquisadores de nano medicina do Houston Methodist Academic Institute, dos Estados Unidos, desenvolveram um pequeno dispositivo, menor que um grão de arroz, para fornecer imunoterapia diretamente no tumor de pacientes com câncer de pâncreas.

Dispositivo em teste para uso no tratamento do câncer de pâncreasDispositivo em teste para uso no tratamento do câncer de pâncreasFonte:  Houston Methodist 

O artigo foi publicado na revista Advanced Science. A equipe usou um dispositivo nano fluídico implantável que eles inventaram para fornecer anticorpos monoclonais CD40 (mAb), um agente imunoterapêutico promissor, em uma dosagem baixa e sustentada por meio da semente nano fluídica de liberação de drogas (NDES). O resultado foi a redução do tumor com uma dose quatro vezes menor do que o tratamento tradicional de imunoterapia sistêmica.

O adenocarcinoma ductal pancreático é frequentemente diagnosticado em estágios avançados e cerca de 85% dos pacientes já têm doença metastática no momento do diagnóstico. A imunoterapia tem a promessa de tratar cânceres que anteriormente não tinham boas opções de tratamento.

"Nosso objetivo é transformar como o câncer é tratado. Vemos este dispositivo como uma abordagem viável para penetrar no tumor pancreático de forma minimamente invasiva e eficaz, permitindo uma terapia mais focada com menos medicação", disse Alessandro Grattoni, Ph.D., co-autor correspondente e chefe do Departamento de nano medicina do Houston Methodist Research Institute.

Os pesquisadores do Houston Methodist estão estudando tecnologia de entrega nano fluídica semelhante na Estação Espacial Internacional. O laboratório de nano medicina de Grattoni, no Houston Methodist, se concentra em plataformas baseadas em nano fluidos implantáveis para liberação controlada e de longo prazo de drogas e transplante de células para tratar doenças crônicas.

A descoberta é um grande passo na luta contra o câncer de pâncreas e pode ajudar muitos pacientes que sofrem com a doença. A pesquisa é um exemplo de como a nano medicina pode ser usada para desenvolver tratamentos mais eficazes e menos invasivos para diversas doenças.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.