Novo reservatório de água pode ter sido encontrado na Lua

1 min de leitura
Imagem de: Novo reservatório de água pode ter sido encontrado na Lua
Imagem: Getty Images

Pesquisadores do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências podem ter descoberto um reservatório de água na Lua. A pesquisa publicada na revista Nature Geoscience ainda traz informações sobre como o depósito pode ter se formado.

Desde a missão Apollo sabe-se da existência de água na Lua. Mas alguns detalhes sobre como o ciclo de retenção, liberação e reposição não são, ainda, bem entendidos.

A Lua possui uma atmosfera pífia, e por isso acredita-se que ela não seria capaz reter água por muito tempo. Mas as observações mostraram que o satélite apresenta um ciclo definido, que não parece condizer com os estudos anteriores.

Analisando dados da missão chinesa Chang'e 5 rover (CH5), os pesquisadores parecem ter encontrado uma resposta.

Acredita-se que a água presente na Lua seja oriunda da interação dos átomos produzidas por impacto.Acredita-se que a água presente na Lua seja oriunda da interação dos átomos produzidas por impacto.Fonte: Getty Images

Os pesquisadores descobriram que o ciclo de água lunar depende de um reservatório de água, que até então era desconhecido.

De acordo com os dados da CE5, esse reservatório pode estar nas esferas de vidro presentes em todo solo lunar.

Cada esfera conservaria aproximadamente 0,002 gramas de água em seu interior. Contendo aproximadamente 297,6 bilhões de toneladas desses corpos, que duram alguns dias, o ciclo de água, como observado, se torna possível.

Mas de onde vem essa água?

Pode parecer estranho, mas vem do Sol! Os cientistas acreditam que essas esferas de vidro são oriundas da interação dos ventos solares, que emitem íons de hidrogênio, e que se fundem com as partículas de oxigênio presentes na Lua.

Os ventos solares seriam os responsáveis pela reposição de água na Lua.Os ventos solares seriam os responsáveis pela reposição de água na Lua.Fonte: Getty Images

Nesse panorama, os ventos solares são os grandes "repositores" de água em solo lunar, proporcionando o ciclo constante de água.

Para os pesquisadores, a presença de água utilizável na Lua representa a possibilidade de missões mais longas, com a oportunidade da utilização da água do próprio satélite.

A análise dos dados da missão CE5 irão continuar, e espera-se desvendar mais mistérios do solo lunar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.