Veja a Lua em 183 megapixels e se impressione com os detalhes

1 min de leitura
Imagem de: Veja a Lua em 183 megapixels e se impressione com os detalhes
Imagem: Reprodução

Pouco mais de seis meses depois de divulgar globalmente uma das fotos mais detalhadas da Lua já feitas, o astrofotógrafo norte-americano Andrew McCarthy voltou às mídias sociais, com outro registro ainda mais impressionante do nosso satélite natural. Publicada no domingo (5) no Reddit, a imagem tem 183 megapixels, contra os 174 MP da publicação anterior.

Ele também publicou a foto em sua conta do Twitter, afirmando: "Tirei uma foto com resolução obscenamente alta da lua na quarta-feira [dia 1º]. Amplie e confira os detalhes!". Ele explicou que, na rede social, só foi possível fazer o upload de 25% do tamanho da imagem original devido às limitações de publicação impostas pelo Twitter.

Depois de se destacar por suas imagens detalhadas do Sol, uma captura de Marte emergindo atrás da Lua e um impressionante registro da galáxia Os Pilares da Criação com um telescópio de apenas US$ 500, McCarthy se transformou em celebridade e teve seu trabalho transformado em documentário: Moon Shot, lançado no mês passado.

Como foi feita a nova foto da Lua?

Recorte da imagem original, publicado por McCarthy em seu patreon.Recorte da imagem original, publicado por McCarthy em seu patreon.Fonte: Andrew McCarthy/Instagram

De acordo com Andrew McCarthy, a nova foto é resultado da superposição de 180 mil imagens de 16 bits, e mais de 600 GB de dados. A captura ocorreu, segundo ele, através de um telescópio de 11 polegadas em uma montagem equatorial, sistema de dois eixos no qual um deles fica paralelo ao eixo terrestre (o Eixo Polar) e o secundário permite a movimentação a partir de 0º no Equador.

A operação toda durou 45 minutos, mas McCarthy não gostou do resultado: "não estou muito feliz com o resultado desta devido às mudanças nas condições de visão. A atmosfera estava estável na primeira metade da foto, mas as condições pioraram durante o processo de captura."

Felizmente, ele decidiu publicar assim mesmo, por entender que "parece errado não compartilhar imagens apenas por causa de meus próprios padrões pessoais minuciosos."

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.