Dormir bem pode potencializar benefícios de vacinação, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: Dormir bem pode potencializar benefícios de vacinação, diz estudo
Imagem: GettyImages

Publicado na revista Current Biology, um estudo do tipo meta-análise verificou que pessoas que possuem uma boa qualidade de sono tiveram melhor resposta imunológica à vacinação, com maior produção de anticorpos, que podem prolongar o tempo de proteção.

Há muito já se sabe sobre os benefícios do sono para saúde física e mental das pessoas.  Mas será que dormir pode melhorar os resultados da resposta imunológica à vacina?

Dormir pode ser ótimo para sua imunidade.Dormir pode ser ótimo para sua imunidade.Fonte:  Getty Images 

Pensando nisso, uma colaboração internacional entre a Universidade de Chicago e o Instituto Nacional Francês de Saúde e Medicina, realizou um levantamento de estudos a respeito do tema.

Analisando sete estudos sobre a influência do sono na resposta imunológica após a vacinação contra doenças virais como Influenza e Hepatites dos tipos A e B, os pesquisadores observaram que a qualidade do sono pode gerar uma alteração no resultado da vacinação.

Eve Van Cauter, professora da Universidade de Chicago e uma das autoras do estudo, explica que "um bom sono não apenas amplifica, mas também pode estender a duração da proteção da vacina".

Pessoas que dormem mais horas tiveram melhores resultados imunológicos após vacina.Pessoas que dormem mais horas tiveram melhores resultados imunológicos após vacina.Fonte:  Getty Images 

Para se chegar a essas conclusões, os pesquisadores realizaram um comparativo de gênero, idade e horas de sono. Alguns resultados foram bastante interessantes:

Pessoas que dormiam uma quantidade apropriada de horas, entre 7 horas e 9 horas, apresentaram melhor resposta imunológica, com maior produção de anticorpos, que perduravam por até dois meses mais do que em pessoas que dormiam menos de 6 horas por noite.

Além disso, homens e pessoas mais jovens, entre 18 e 60 anos, parecem ser mais propensos a terem melhores inputs imunológicos nessas condições do que mulheres e pessoas mais velhas.

Os estudos irão continuar, e espera-se compreender como o sono pode ser utilizado para potencializar o efeito imunológico induzido pelas vacinas, indicando a quantidade ideal de horas, ou se uma soneca após vacina já surte algum efeito.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.