Chuva recorde no litoral de SP causa mortes e isola cidades

1 min de leitura
Imagem de: Chuva recorde no litoral de SP causa mortes e isola cidades
Imagem: Reprodução
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Um volume de chuva atípico e extremo que caiu no litoral norte de São Paulo entre o sábado (18) e o domingo (19), causou desabamentos e alagamentos em cidades da região. Em alguns municípios, o volume de chuva no período de 24 horas passou dos 600 milímetros.

De acordo com o governo do estado, foram confirmadas 36 mortes até a manhã desta segunda-feira (20).

As cidades mais atingidas pela chuva foram Bertioga (683mm) e São Sebastião (627mm). Nesses locais, choveu mais do que o dobro do previsto pela Defesa Civil do estado; segundo uma nota divulgada na quinta-feira (16), a previsão de precipitação para o fim de semana na região era de 250mm. Cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de água que cai em uma superfície de 1 metro quadrado.

Segundo a empresa de meteorologia MetSul, a chuva em Bertioga foi a maior já registrada no Brasil desde que as medições começaram a ser feitas.

Em entrevista à GloboNews no domingo (19), o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB) disse que há muitas áreas inacessíveis. "Estamos avaliando cerca de 50 residências que simplesmente caíram com a força das águas", afirmou.

As cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga tiveram estado de calamidade pública decretado pelo governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O governo divulgou que liberou R$ 7 milhões para a Defesa Civil fazer o trabalho na região.

As previsões de serviços de meteorologia indicam que a partir desta segunda-feira (20) as chuvas devem perder força na região, o que pode favorecer o trabalho de resgate de vítimas e a limpeza das cidades.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.