Fevereiro Laranja: mês do combate à Leucemia

3 min de leitura
Imagem de: Fevereiro Laranja: mês do combate à Leucemia
Imagem: Unsplash

*Este texto foi escrito com base em informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Se você ou alguém que você conhece possui algum dos sintomas descritos aqui, nossa sugestão é que um médico seja procurado o quanto antes.

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2020 e 2022, foi previsto que o número de diagnósticos de leucemia alcançaria 10 mil pessoas no Brasil — em 5.920 homens e 4.890 mulheres, mas a doença já matou milhões de pessoas em todo o mundo. Por isso, a campanha Fevereiro Laranja visa incentivar que as pessoas busquem se conscientizar sobre a leucemia.

A leucemia é uma doença causada pela proliferação de células anormais na medula óssea, onde o nosso sangue é produzido. Então, as células saudáveis do corpo são substituídas por células cancerígenas e, assim, um paciente desenvolve a doença.

Felizmente, existem algumas formas de prevenção e o mês da conscientização sobre leucemia reforça a prevenção e o tratamento contra a leucemia.

“A leucemia é um tipo de câncer que afeta a medula óssea, que é como uma fábrica do nosso sangue, e leva à produção de células doentes e falta de produção de células normais”, disse o oncologista do hospital Oswaldo Cruz, Otavio Baiocchi, ao explicar a doença à Rádio CNN.

Na campanha Fevereiro Laranja, a doação da medula óssea é considerado um gesto de empatia que recupera vidas.Na campanha Fevereiro Laranja, a doação da medula óssea é considerado um gesto de empatia que recupera vidas.Fonte:  Unsplash 

Afinal, o que é o fevereiro laranja?

A campanha oficial Fevereiro Laranja é realizada anualmente no Brasil desde 2019, quando o deputado Thiago Auricchio (PL) criou a Lei 17.207/2019 em vigor na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) — o intuito é realizar a campanha durante o mês para alertar a população para a prevenção e tratamento da doença.

“Vivemos um momento de democratização da informação e isso pede que a gente promova ações de conscientização em temas importantes, como o Fevereiro Laranja, mês dedicado ao combate da leucemia. É por meio de ações como essa que vamos conseguir demonstrar a importância dos cuidados com a saúde, principalmente com a prevenção, que é o foco principal da medicina”, disse o deputado Auricchio em comunicado oficial da Alesp.

Além de realizar atividades educativas para informar os brasileiros sobre a doença, a campanha Fevereiro Laranja também visa incentivar os paulistanos sobre a doação de medula óssea no estado — o transplante de medula óssea é uma das formas efetivas de tratamento da leucemia.

Felizmente, existem outras campanhas que buscam incentivar a doação de médula óssea, já que ela é uma das melhores formas de tratamento para casos de alto risco, contudo, não é tão simples encontrar um doador compatível. Conforme explica o Hemocentro da Universidade de Campinas (Unicamp), a dificuldade de encontrar um doador compatível é de 1 em 100 mil pessoas.

O tratamento é realizado com células saudáveis para a anulação da produção de células cancerígenas.O tratamento é realizado com células saudáveis para a anulação da produção de células cancerígenas.Fonte:  Unsplash 

Sintomas e prevenção da Leucemia

Existem diversos sintomas que podem sugerir o desenvolvimento da doença, entre eles:

  • sangramento nas gengivas e nariz;
  • dores nos ossos e articulações;
  • perda de peso;
  • aparecimento de manchas rochas ou avermelhadas na pele;
  • palpitações;
  • sensações incomodas na região abdominal;
  • inchaço, febre e cansaço.

Para realizar uma boa prevenção contra a doença, é necessário realizar exames de rotina para buscar alterações inconsistentes no sangue e, assim, descartar ou confirmar a suspeita de Leucemia.

Se houver algum indício, é realizado um mielograma para confirmar o caso — o exame coleta uma quantidade efêmera de medula óssea para a análise.

Como é o tratamento da Leucemia?

O tratamento contra a leucemia visa aumentar a produção das células saudáveis para inibir a produção de células cancerígenas na produção do sangue. Uma das formas é o uso de medicação quimioterápica para controlar as infeções e hemorragias causadas pela leucemia, além de proteger o Sistema Nervoso Central do paciente.

Em casos mais com maior risco ou como forma de tratamento adicional, é aconselhado o transplante de medula óssea. Além de receber células de um doador, o paciente pode iniciar o tratamento por meio do transplante autólogo, em que são administradas células da medula óssea do próprio paciente.

De qualquer forma, é importante destacar que é necessário buscar por um médico para tirar qualquer dúvida relacionada à doença. E se você tiver interesse em doar a medula óssea, busque pelo hemocentro da sua cidade para entender como funciona o procedimento - como a taxa de compatibilidade é de 1 a cada 100 mil, quanto mais doações, existem mais chances de um paciente se curar.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no TecMundo para ficar por dentro de todas as novidades sobre ciência, tecnologia e entretenimento!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.