Inteligência artificial consegue prever risco de câncer de pulmão

2 min de leitura
Imagem de: Inteligência artificial consegue prever risco de câncer de pulmão
Imagem: Shutterstock

O câncer de pulmão é uma das doenças que mais mata em todo o mundo, sendo a maior causa de morte relacionada ao câncer. Agora, cientistas de instituições de pesquisa dos Estados Unidos afirmam que conseguiram desenvolver uma ferramenta com inteligência artificial (IA) capaz de prever com precisão o risco de surgimento da doença, o que pode auxiliar na prevenção e no tratamento precoce.

Em uma parceria entre pesquisadores norte-americanos do Mass General Cancer Center (Hospital Geral de Massachusetts) e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi desenvolvida a ferramenta Sybil, que funciona com IA e pode prever o risco de câncer de pulmão até em pessoas que não fumam e não têm histórico de doenças pulmonares.

Atualmente, a tomografia computadorizada de tórax com baixa dose de radiação (TCBD) é o principal exame recomendado para detectar o câncer de pulmão em pessoas entre 50 e 80 anos que fumam. Assim, o Sybil foi desenvolvido para analisar os exames de TCBD, usando a inteligência artificial para rastrear informações que podem determinar o tempo que demorará para a doença se desenvolver em um paciente — ele descreve um período de um a seis anos.

Os cientistas acreditam que o Sybil pode ajudar radiologistas com diagnósticos e, assim, personalizar a triagem dos pacientes com câncer.Os cientistas acreditam que o Sybil pode ajudar radiologistas com diagnósticos e, assim, personalizar a triagem dos pacientes com câncer.Fonte:  Shutterstock 

Câncer de pulmão e IA

"O Sybil pode olhar para uma imagem e prever o risco de um paciente desenvolver câncer de pulmão dentro de seis anos. Estou entusiasmada com os esforços de tradução liderados pela equipe do Hospital Geral de Massachusetts, que visam mudar os resultados para pacientes que, de outra forma, desenvolveriam doenças avançadas", disse uma das autoras do estudo e líder do corpo docente da Jameel Clinic (MIT), Regina Barzilay.

Segundo um dos autores do estudo, Florian Fintelmann, o Sybil requer a análise de apenas um exame TCBD para entender o problema e, assim, ajudar a rastrear a doença nas pessoas. A inteligência artificial foi avaliada usando três conjuntos de dados independentes, com exames de diferentes pessoas que fumam ou nunca fumaram.

Nesses três conjuntos, o Sybil conseguiu prever com precisão o câncer de pulmão dos pacientes, contudo, os pesquisadores destacam que ainda é necessário estudar mais sobre o tema. Como 92% das pessoas que participaram do estudo são brancas, também é necessário realizar outros estudos para entender se o Sybil funcionará com precisão entre todas as pessoas.

Os resultados do estudo foram publicados em artigo na revista científica Journal of Clinical Oncology.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.