Cientistas acharam fósseis que revelam a última refeição de dinossauro

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas acharam fósseis que revelam a última refeição de dinossauro
Imagem: Shutterstock

De acordo com um estudo publicado no The Journal of Vertebrate Paleontology, alguns fósseis de dinossauros foram encontrados em estado tão perfeito que continham suas últimas refeições no estômago. Chamados de Microraptors, esses dinossauros têm penas e são semelhantes aos pássaros que conhecemos hoje.

Conforme o estudo explica, os dinossauros encontrados são de cerca de 120 milhões de anos atrás e viviam em antigas florestas, onde é a China. Um dos fósseis revelou a refeição final de um desses espécimes de Microraptor, e tratava-se de um mamífero — ele comeu um bicho parecido com um rato, mas um rato jurássico.

"Já sabemos de espécimes de Microraptor preservados com partes de peixe, um pássaro e um lagarto em suas barrigas. Esta nova descoberta acrescenta um pequeno mamífero à sua dieta, sugerindo que esses dinossauros eram oportunistas e não comedores exigentes", disse o responsável pela descoberta e paleontólogo de vertebrados da Universidade McGill, no Canadá, Hans Larsson.

Desenho de um Microraptor; além de ajudar a entender mais sobre os dinossauros, a informação também pode ajudar a descobrir como alguns deles evoluíram para os pássaros dos dias atuais.Desenho de um Microraptor; além de ajudar a entender mais sobre os dinossauros, a informação também pode ajudar a descobrir como alguns deles evoluíram para os pássaros dos dias atuais.Fonte:  Universidade McGill/Hans Larsson 

Refeição de dinossauro

Larsson diz que encontrou uma pequena pata semelhante a de um roedor, com cerca de um centímetro de comprimento, preservado dentro de um Microraptor. A descoberta foi realizada enquanto ele examinava amostras de coleções de museus na China — o primeiro fóssil de Microraptor foi encontrado na China nos anos 2000.

O mais interessante é que, até o momento, os cientistas pensavam que a espécie tinha uma alimentação à base de pássaros, peixes e lagarto, contudo, parece que eles também gostavam de mamíferos. Os Microraptors foram um dos primeiros dinossauros encontrados com asas cheias de penas, reforçando a teoria de que os pássaros tem uma ligação especial com os "monstros do passado".

A informação é extremamente importante para a área, já que o fóssil sugere que os Microraptors eram carnívoros generalistas e comiam até roedores. Larsson acredita que essa pode ser a primeira evidência de carnívoros generalistas na época dos dinossauros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.