Avião elétrico: empresa da Nova Zelândia quer voos regionais zero carbono

1 min de leitura
Imagem de: Avião elétrico: empresa da Nova Zelândia quer voos regionais zero carbono
Imagem: Reprodução/Eviation

Na última terça-feira (13), a fabricante israelense Eviation Aircraft anunciou que a Air New Zealand está interessada em uma parceria que envolve a aeronave elétrica Alice. Originalmente, o avião foi revelado ao público em 2019, mas só em 2022 que foram realizados os primeiros testes do modelo que promete não emitir carbono.

A Air New Zealand, considerada a principal companhia aérea da Nova Zelândia, deseja adquirir até 23 aeronaves para iniciar o programa NextGen Aircraft. O objetivo da missão é reduzir a pegada de carbono na atmosfera em aviões com emissão zero.

A aeronave Alice tem capacidade para levar até nove pessoas, pode percorrer até 463 quilômetros em cada carga de bateria e viaja em velocidades de até 481 quilômetros por hora. O modelo é considerado o primeiro avião totalmente elétrico que já fez testes de voo e que, comprovadamente, funciona.

“Os voos regionais representam uma proporção considerável das rotas da Air New Zealand. O Alice oferece uma maneira eficaz de descarbonizar essas viagens, revolucionando as viagens aéreas e apoiando os objetivos do programa Mission NextGen Aircraft”, disse o presidente e CEO da Eviation Aircraft, Gregory Davis.

Render da aeronave Alice; considerando que a Nova Zelândia é um país pequeno, o avião deve ajudar bastante na missão na companhia aérea.Render da aeronave Alice; considerando que a Nova Zelândia é um país pequeno, o avião deve ajudar bastante na missão na companhia aérea.Fonte:  Reprodução/Eviation 

Air New Zealand e Alice

O principal objetivo do novo programa da Air New Zealand é trocar toda sua frota doméstica convencional por aviões movidos a hidrogênio verde e sistemas híbridos de bateria. Inclusive, a companhia assinou uma carta de intenções para garantir 23 aeronaves Alice. O programa foi anunciado em novembro, quando a empresa revelou que deve realizar seu primeiro voo com zero emissões de carbono em 2026.

O CEO da Air New Zealand, Greg Foran, afirma que a Alice é um ajuste natural para o programa NextGen Aircraft, ainda mais que a Eviation já comprovou que a aeronave é otimizada para voos de curto alcance.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.