O que é eletromagnetismo?

Imagem de: O que é eletromagnetismo?
Imagem: Shutterstock

O eletromagnetismo está em todos os lugares. Até onde você menos imagina, como por exemplo, monitorando seu sono ou te protegendo de ventos solares devastadores.

O eletromagnetismo é considerado uma das quatro forças fundamentais da física. Seu estudo é realizado por um ramo dessa disciplina, que analisa e descreve os fenômenos elétricos e magnéticos, e a interação entre ambos.

A Terra possui um campo magnético que protege o planeta contra partículas emitidas pelos ventos solares.A Terra possui um campo magnético que protege o planeta contra partículas emitidas pelos ventos solares.Fonte:  Shutterstock

Uma breve história do eletromagnetismo

Durante muitos anos as teorias magnética e elétrica caminharam separadamente. Mas gradualmente os cientistas foram percebendo que os fenômenos estavam inter-relacionados.

Eles notaram que campos elétricos conseguem gerar campos magnéticos, e que quando perturbados, os campos magnéticos podem gerar corrente elétrica.

A relação entre os materiais e suas propriedades eletromagnéticas, foram tomando forma ao longo dos séculos, com descobertas e experimentos que se somaram para o desenvolvimento da teoria.

Desde o primeiro esfregaço em âmbar, que atraía pequenas partículas, com Tales de Mileto, em aproximadamente 625 a.C., a curiosidade sobre como esses fenômenos ocorrem tomou conta do imaginário dos cientistas.

Muito mais do que truques com imãs e energia elétrica, o eletromagnetismo nos proporcionou o desenvolvimento da tecnologiaMuito mais do que truques com imãs e energia elétrica, o eletromagnetismo nos proporcionou o desenvolvimento da tecnologiaFonte:  Shutterstock

O campo de estudo passou por diversas fases, e cientistas de renome participaram desse desenvolvimento.

Talvez você conheça alguns: Charles Du Fay, Bejamin Franklin, Alessandro Count Volta, Charles Augustin de Coulomb, Luigi Galvani, Thomas Alva Edison, André Marie Ampère, Goerg Simon Ohm, Michael Faraday, entre tantos outros contribuintes para o desenvolvimento do eletromagnetismo.

O descobrimento das cargas elétricas dos materiais, as interações entre elas, as propriedades magnéticas, indução de corrente, a primeira lâmpada de filamento, a primeira transmissão de onda de rádio, a primeira mensagem telegrafada.

Séculos de estudo e desenvolvimento para você poder mandar mensagem para o/a ex no Whatsapp de madrugada!

Mas como isso é possível? Afinal como funciona o eletromagnetismo?

Grosso modo, o eletromagnetismo estuda as propriedades elétricas e magnéticas dos materiais, como elas se movimentam e interagem entre si.

Todos os materiais, incluindo nós e nossas células, possuem cargas elétricas. Em condições específicas, quando as cargas variam ou são colocadas em movimento, há geração de energia elétrica.

E nesse ponto, há a mutualidade de existência entre a energia e o magnetismo. Campos elétricos podem gerar campos magnéticos, e esses, quando perturbados, podem gerar correntes de eletricidade.

Alguns materiais são bons condutores e permitem que essa energia passe com facilidade, o que possibilita que você tenha eletricidade na sua casa, por exemplo.

Mas como uma onda, o eletromagnetismo também se propaga no ar, e é por isso que você tem um telefone celular e internet via wifi.

As ondas eletromagnéticas viajam na velocidade da luz, e é por isso que uma chamada de vídeo pode ocorrer praticamente em tempo real.

Por muito tempo foram necessários cabos para que as transmissões fossem mais eficientes, mas os roteadores têm se tornado mais potentesPor muito tempo foram necessários cabos para que as transmissões fossem mais eficientes, mas os roteadores têm se tornado mais potentesFonte:  Shutterstock

Outro fato interessante é o funcionamento dos smartwatches. Os relógios inteligentes capazes de monitorar nossas funções respiratórias, cardíacas e até nosso sono, têm sensores que podem captar as variações emitidas pelo nosso corpo, e sabe como? Eletromagnetismo!

O dispositivo faz uma leitura dos parâmetros que nosso corpo emite, e registra de forma digital. Ele também envia esses dados para o celular, onde o seu histórico de atividades fica registrado.

Do macro ao micro, eletromagnetismo!

Começando do macro, o eletromagnetismo pode ser encontrado no escudo magnético da Terra.

Conhece a belíssima Aurora Boreal? Ela é um fenômeno óptico resultante da interação entre partículas dos ventos solares com a atmosfera terrestre.

Ela ocorre onde o escudo magnético é mais frágil, e não consegue repelir completamente as emissões solares.

O campo magnético da Terra canaliza os ventos solares nas regiões próximas aos polos magnéticosO campo magnético da Terra canaliza os ventos solares nas regiões próximas aos polos magnéticosFonte:  Shutterstock

Ainda nos céus, o estudo dos planetas, estrelas, galáxias e o universo todo só é possível graças aos sinais emitidos por sondas e captadas na Terra, graças às ondas eletromagnéticas.

Já no nosso dia-dia vemos as aplicações do eletromagnetismo em televisões, computadores, internet, microondas, celulares, tablets, a própria eletricidade.

Há inclusive alguns meios de transporte que utilizam freios magnéticos. O funcionamento desse tipo de sistema tem como base a perturbação do campo magnético, que pode funcionar acionando um mecanismo de trava no veículo, ou por dissipação de energia.

Uma curiosidade sobre ímãs é que não existe um material monopolo. Mesmo que você o divida em milhares de partes, o campo sempre terá um polo positivo e outro negativoUma curiosidade sobre ímãs é que não existe um material monopolo. Mesmo que você o divida em milhares de partes, o campo sempre terá um polo positivo e outro negativoFonte:  Shutterstock

As interações eletromagnéticas também atuam no mundo micro, e por que não, nano! Há estudos que utilizam modelos da eletrodinâmica quântica para estudar fenômenos relacionados ao estudo de partículas, matéria condensada e a mecânica quântica.

Existe ainda um universo todo, literalmente, para a aplicação e uso do eletromagnetismo. Por mais que o tema esteja em pauta há alguns séculos, é ainda apenas o início para usos e aplicações do eletromagnetismo.

Veremos o que o futuro e a tecnologia nos reserva.