Exercício físico pode ajudar no tratamento contra o câncer de próstata

Imagem de: Exercício físico pode ajudar no tratamento contra o câncer de próstata
Imagem: Shutterstock

Segundo um estudo publicado na revista científica Prostate Cancer and Prostatic Diseases, o exercício físico é um dos remédios naturais que pode ajudar durante o tratamento de câncer de próstata. Pesquisadores da Universidade Edith Cowan, na Austrália, afirmam que as atividades são importantes até mesmo para as pessoas que estão em estágios avançados da doença.

O estudo foi realizado com nove homens com diagnóstico de câncer de próstata em estágio avançado que, durante 12 semanas, fizeram exercícios de alta intensidade em uma bicicleta ergométrica por cerca de 34 minutos. Para analisar os resultados, os pesquisadores coletaram o sangue dos participantes antes e depois da prática.

Ao investigar os dados, os cientistas descobriram que os níveis de miocinas anticancerígenas dos pacientes aumentaram significativamente após as atividades físicas. Assim, eles descobriram que essa ação foi responsável por suprimir o crescimento de células de câncer em até 17%.

O estudo sugere que as atividades físicas, provavelmente, podem ajudar pessoas com qualquer tipo de câncer.O estudo sugere que as atividades físicas, provavelmente, podem ajudar pessoas com qualquer tipo de câncer.Fonte:  Reprodução/ECU

Exercícios físicos e o câncer

Os dados também revelam que os níveis de miocinas que suprimem o câncer voltaram ao normal após 30 minutos das atividades. Segundo o pesquisador do EMRI e supervisor do estudo, Rob Newton, os resultados da pesquisa podem ajudar os médicos a aconselharem seus pacientes.

“As descobertas do nosso trabalho são particularmente empolgantes porque relatamos pela primeira vez que homens com câncer de próstata avançado são capazes de produzir uma elevação aguda nas moléculas anticancerígenas chamadas miocinas em resposta a uma única sessão de exercício vigoroso”, disse Newton.

O pesquisador também aponta que o estudo ajudará a entender se os pacientes com câncer que se exercitam têm mais propensão a viver por mais tempo. Ou seja, ele sugere que as atividades físicas podem ajudar a dar sobrevida aos praticantes.