Novembro Azul: saiba como se prevenir do câncer de próstata

3 min de leitura
Imagem de: Novembro Azul: saiba como se prevenir do câncer de próstata
Imagem: Pexels

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo que mais atinge homens, após o de pele. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) – que possui grande atuação no Novembro Azul –, em 2019 foram cerca de 15 mil mortes decorrentes da doença no país.

Desde 2011 são feitas ações para promover a busca por exames preventivos e tratamentos para a doença, especialmente pela fatia da população que é afetada.

Novembro Azul é o mês de conscientização do câncer de próstata (Fonte: Unplash/Online Marketing)Novembro Azul é o mês de conscientização do câncer de próstata (Fonte: Unplash/Online Marketing)Fonte:  Unplash 

A próstata é uma glândula pequena, de cerca de 20 gramas, localizada embaixo da bexiga e é responsável por produzir uma parte do sêmen chamada líquido prostático. O câncer ocorre por alterações genéticas nas células desse órgão, processo que ainda está sendo investigado pelos cientistas.

Hoje, são cerca de 3 milhões de brasileiros que convivem diariamente com esse mal. Mas esse cenário poderia ser evitado com o diagnóstico precoce, que pode aumentar muito as chances de cura dos pacientes.

Qual a proposta do Novembro Azul?

O Novembro Azul teve início em 2011, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a sua campanha de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde e da realização de exames periódicos, que permitem descobrir a doença ainda nos seus primeiros estágios.

Quando o Ministério da Saúde através do Inca se uniu à iniciativa, promovendo ações complementares em favor da saúde masculina, a data ganhou projeção no país inteiro. Diferentes pessoas e instituições se uniram para estimular a busca pelos exames de próstata

Como prevenir o câncer de próstata?

Existem cuidados básicos que podem – e devem – ser tomados por qualquer homem preocupado com a própria saúde, incluindo testes e exames que devem ser realizados com frequência.

Até hoje, ainda não sabemos qual é a causa exata da doença. Por isso, as medidas de prevenção devem ser amplas, para garantir a maior proteção possível. Também é importante estar atento aos fatores de risco.

Idade, raça e histórico familiar são alguns deles e, embora estejam fora do nosso controle, já dão indícios do nível de cuidado que devemos ter. Gordura corporal, falta de vitaminas e certos medicamentos, por outro lado, podem ser ajustados.

Atividades físicas podem prevenir diversos tipos de câncer, entre eles o de próstata (Fonte: Unplash/Anupam Mahapatra)Atividades físicas podem prevenir diversos tipos de câncer, entre eles o de próstata (Fonte: Unplash/Anupam Mahapatra)Fonte:  Unplash 

Por outro lado, a prática de atividades físicas e uma dieta equilibrada são bem-vindos na busca por uma vida saudável. Incluir verduras e vegetais na rotina, de quebra, ajuda a resolver outro problema com a ingestão de mais vitaminas.

Entre os exames, o controle da pressão arterial, da glicemia e do colesterol se destacam. Além disso, é importante manter a carteira vacinal em dia e o Índice de Massa Corpórea (IMC) sob controle.

Exames de sangue e de urina também devem entrar para a rotina, já que ajudam no monitoramento e controle de situações que podem desencadear a formação dos tumores.

Qual idade o homem deve fazer o exame de próstata?

Nenhuma ação preventiva funciona, entretanto, se a doença não for diagnosticada a tempo. E o exame de próstata é a forma mais eficiente, ainda hoje, para identificar o tumor ainda nos seus estágios iniciais.

Ele é indicado para todos os homens a partir dos 50 anos. Aqueles que possuem fatores de risco associados podem se antecipar – a partir das 45 primaveras, buscar um médico especialista ou um urologista.

A partir do exame de toque, o profissional de saúde é capaz de identificar alterações na glândula, como o endurecimento ou a presença de nódulos suspeitos. Os hemogramas complementam os resultados com a medição do PSA, ou antígeno prostático específico.

Um urologista pode ajudar no monitoramento da saúde (Fonte: Unplash/JESHOOTS.COM)Um urologista pode ajudar no monitoramento da saúde (Fonte: Unplash/JESHOOTS.COM)Fonte:  Unplash 

Atualmente, estima-se que 20% dos pacientes do câncer de próstata conseguem ser identificados só por essas alterações, mas nos outros casos são necessários exames adicionais, entre eles as biópsias.

Já o tratamento depende de certos aspectos. Entre eles, o estado de saúde atual e o estadiamento da doença. As chances de sucesso aumentam muito quando o problema é encontrado ainda nas fases iniciais.

Por isso, a vigilância deve ser constante. Quando começamos a sentir os sintomas, o câncer já está instalado e pode ser necessário um tratamento muito mais agressivo para eliminá-lo. Portanto, deixar para a última hora não é uma boa ideia.

Por conta do preconceito que gira em torno do câncer de próstata, muitas pessoas deixam de buscar ajuda. O exame de toque retal é feito em particular e com discrição. Afinal, ninguém deve se sentir envergonhado de cuidar da própria saúde!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.