Para ser menos sedentário, você precisa de amigos mais ativos

Imagem de: Para ser menos sedentário, você precisa de amigos mais ativos
Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels.

Interagir com pessoas moderadamente ativas pode influenciar as sedentárias a se tornarem mais ativas. Isso, segundo um modelo matemático recém-desenvolvido por pesquisadores da Kean University, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

A equipe do estudo se baseou em pesquisas anteriores que mostram que interações sociais com colegas podem desempenhar um papel fundamental no aumento da atividade física em uma comunidade. Com isso, o time desenvolveu um modelo que simula como as interações sociais podem afetar as tendências de exercício de uma população ao longo do tempo.

As simulações mostraram que, na ausência de interações sociais, as populações experimentaram uma diminuição de indivíduos fisicamente ativos a longo prazo, com o comportamento sedentário começando a dominar.

Quando as simulações incluíam interações sociais entre as pessoas sedentárias e as moderadamente ativas, no entanto, o resultado era diferente: as populações sedentárias tornavam-se fisicamente mais ativas no longo prazo.

f  Pexels/Pixabay.

Já nas simulações em que pessoas moderadamente ativas se tornaram mais sedentárias ao longo do tempo, as tendências gerais de atividade física despencaram. Ou seja: tanto de um lado quanto de outro, a influência de outra pessoa parece ser relevante.

É importante lembrar que as simulações não foram validadas com dados do mundo real; mas elas fornecem novos insights para aumentar os níveis de atividade física em uma comunidade (ou fazê-los despencar).

Para aumentar o nível de atividade de uma população, os pesquisadores sugeriram realizar atividades sociais destinadas a aumentar as interações entre pessoas sedentárias e moderadamente ativas.

Mas a equipe ressaltou que mais pesquisas serão necessárias para entender melhor o equilíbrio entre incentivar o exercício por pessoas sedentárias e manter os níveis de atividade em pessoas moderadamente ativas.

"Tradicionalmente, direcionamos intervenções de atividade física envolvendo indivíduos sedentários para se tornarem mais ativos. Nosso modelo sugere que focar na população moderadamente ativa para manter sua atividade e aumentar suas interações com pessoas sedentárias pode estimular níveis mais altos de atividade física geral na população", dizem os pesquisadores.

Artigo: PLOS ONE - https://doi.org/10.1371/journal.pone.0274259.