Como uma esteira calcula as calorias gastas?

2 min de leitura
Imagem de: Como uma esteira calcula as calorias gastas?
Imagem: Shutterstock

Quem corre na esteira já deve ter notado um número no visor que às vezes demora a subir: as calorias gastas. Essa funcionalidade foi introduzida nesses aparelhos para atletas profissionais ou amadores acompanharem melhor o progresso no exercício.

Mas muitos praticantes se perguntam se esses valores são realmente precisos. Afinal, como o aparelho pode saber realmente o quanto cada pessoa diferente queima de energia durante o exercício?

As esteiras modernas encontram formas diferentes de medir o consumo de calorias do usuário (Fonte: Shutterstock)As esteiras modernas encontram formas diferentes de medir o consumo de calorias do usuário (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

As calorias queimadas que esteiras, bicicletas, escadas e elípticos mostram são apenas uma estimativa. Apesar de darem uma boa ideia, esses valores são influenciados por inúmeros fatores e podem variar até mesmo de um equipamento para outro.

As esteiras têm que basear a contagem de calorias em alguns dados do usuário, como peso, altura e idade. Equipamentos mais modernos, com interface interativa, oferecem a opção de que o corredor informe seus dados antes de começar o exercício. Outras são capazes de coletar os dados na hora.

Muitas esteiras capazes de calcular as calorias gastas têm uma balança incorporada, por exemplo, que mede o peso do usuário. Apesar de simples, essa medida pode sofrer interferência se, por exemplo, nós apoiamos nos braços do aparelho durante os exercícios.

As balanças modernas encontram formas diferentes de medir o consumo de calorias do usuário (Fonte: Shutterstock)As balanças modernas encontram formas diferentes de medir o consumo de calorias do usuário (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Mas mesmo que essas medidas sejam bem tomadas, ou que os dados sejam informados pelo usuário, os aparelhos mentem. Em média, eles exageram a quantidade de calorias queimadas em 15% a 20% para mais.

Para calcular com exatidão a quantidade de calorias gastas, ela deveria medir também o percentual de gordura. Via de regra, quem tem, proporcionalmente, mais massa muscular tende a gastar mais energia para fazer a mesma quantidade de exercício.

E, se queremos uma precisão ainda maior, o condicionamento físico também tem que entrar na conta. O corpo de corredores profissionais, por exemplo, é mais eficiente durante a atividade por conta de todo o treino feito. Por isso, é capaz de economizar energia.

A boa notícia é que a revolução tecnológica dos últimos anos trouxe novos dispositivos capaz de fazer as medidas com mais exatidão. Os populares relógios inteligentes, por exemplo, oferecem medidas mais precisas, além de uma infinidade de outros recursos, principalmente aliados com aplicativos de celular, para acompanhar os treinos e deixar de lado de vez os visores das bicicletas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.