Quer saber como acordar cedo sem sofrer? Ciência pode dar a resposta

Imagem de: Quer saber como acordar cedo sem sofrer? Ciência pode dar a resposta
Imagem: Unsplash

Segundo um estudo publicado na revista científica Nature Communications, cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram o segredo sobre como acordar sem sofrer. A pesquisa aponta que três fatores principais são importantes para acordar pela manhã sem se sentir lento ou atordoado, são eles: sono de qualidade, exercícios e café da manhã.

Eles afirmam que a receita para um dia cheio de energia é baseada em realizar exercícios no dia anterior, dormir bem e tomar café da manhã rico em carboidratos complexos — sem muito açúcar. De acordo com os cientistas, um dos pontos mais importantes para uma manhã em alerta é manter a glicose controlada após o café da manhã.

Durante duas semanas, os participantes receberam diferentes alimentos no café da manhã e suas atividades físicas e de sono foram registradas diariamente — eles usaram relógios para registrar a qualidade e quantidade de sono, ingestão diária de alimentos, atividades físicas, entre outros pontos. Ao todo, o estudo investigou dados comportamentais de 833 pessoas para chegar ao resultado.

"Todos estes têm um efeito único e independente. Se você dormir mais ou mais tarde, verá um aumento em seu estado de alerta. Se fizer mais atividade física no dia anterior, verá um aumento. Você pode ver melhorias com cada um dos esses fatores", disse o aluno bolsista de pós-doutorado da Universidade da Califórnia e primeiro autor do estudo, Raphael Vallat.

A maioria dos participantes que ingeriu muito açúcar lutou contra a sonolência.A maioria dos participantes que ingeriu muito açúcar lutou contra a sonolência.Fonte:  Unsplash

Como acordar sem sofrer

A pesquisa foi realizada em parceria com pesquisadores do Reino Unido, Estados Unidos e Suécia, visando estudar os dados metabólicos dos participantes durante o período. As piores respostas do corpo, e que agravaram a lentidão matutina, foram registradas em pessoas que tomam café da manhã com excesso de açúcar.

Em comparação, os participantes que se alimentaram com grandes quantidades de carboidratos, e pouca proteína, despertaram mais rápido pela manhã. Além disso, eles perceberam que dormir mais, ou dormir mais tarde, também aumenta o estado de alerta do corpo ao acordar.

Apesar de notarem que os exercícios físicos melhoram o sono e o humor, ainda não está claro se a atividade física é responsável por melhorar o estado de alerta pela manhã.