Conheça o Paxlovid, remédio antiviral que combate covid-19

3 min de leitura
Imagem de: Conheça o Paxlovid, remédio antiviral que combate covid-19
Imagem: Shutterstock

*Este texto foi escrito com base em artigos científicos, informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Para uma melhor orientação sobre o consumo de qualquer medicamento, procure um médico ou farmacêutico.

A pandemia de covid-19 ainda não acabou. Com nova alta de casos, o vírus, que parecia controlado, ainda assusta. Mas ao contrário de 2020, agora temos diversas medicações que podem auxiliar no tratamento da doença, como o Paxlovid.

Em 30 de março deste ano, a medicação recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial no país.

Mas o que se sabe sobre a medicação? Há contraindicações? Quando usar? Veja mais abaixo.

O que é e como funciona o Paxlovid?

O Paxlovid é uma medicação desenvolvida pela farmacêutica Pfizer, composta por dois antivirais chamados nirmatrelvir e ritonavir.

Ele não é um comprimido único, mas uma combinação das medicações, que devem ser tomadas em conjunto.

As doses são administradas a cada 12 horas, nas seguintes dosagens: dois comprimidos de nirmatrelvir, de 150 mg cada, e um de ritonavir, na dosagem de 100 mg.

Os antivirais têm funções diferentes, sendo que o nirmatrelvir impede a replicação do vírus Sars-CoV-2 nas células, e o ritonavir age no fígado, diminuindo a metabolização do nirmatrelvir, prolongando a ação da medicação no organismo.

O Paxlovid é o conjunto de dois antivirais, que atuam para impedir a replicação do vírus nas célulasO Paxlovid é o conjunto de dois antivirais, que atuam para impedir a replicação do vírus nas célulasFonte:  Shutterstock 

Como é o tratamento, e quem pode fazer?

O tratamento com Paxlovid deve ser iniciado após 5 dias do início dos sintomas, ou após o resultado positivo de um teste de covid.

O tratamento tem a duração de 5 dias, e serve como prevenção às formas mais graves da covid-19, sendo eficaz em evitar agravos em aproximadamente 89% dos casos.

Além de prevenir hospitalizações e mortes, a medicação também se mostrou eficaz na prevenção da chamada covid longa.

Um estudo, em pré-print, envolvendo mais de 56 mil pacientes, observou que 26% dos indivíduos que fizeram tratamento com Paxlovid, foram menos suscetíveis à forma prolongada da doença.

Mas apesar da eficiência, não tem indicação universal. A medicação é indicada para pessoas em risco de desenvolver agravamento da doença, e que não necessitem de oxigênio para auxiliar em quadros respiratórios.

Além disso, o Paxlovid não é indicado para gestantes, crianças abaixo dos 12 anos, e outras populações, como pessoas com doenças crônicas, que fazem controle  por medicações.

Apesar de as pessoas com comorbidades e idosos fazerem parte do grupo de risco de internação, agravamento e morte, o uso de Paxlovid deve ser considerado individualmente, por poder ocasionar interação medicamentosa com remédios de uso contínuo.

Cada caso deve ser considerado individualmente, sempre pensando se os benefícios do tratamento superam os possíveis efeitos adversosCada caso deve ser considerado individualmente, sempre pensando se os benefícios do tratamento superam os possíveis efeitos adversosFonte:  Shutterstock 

Quais são os efeitos colaterais? 

Entre os efeitos colaterais podem estar presentes:

- Urticária;

- Mudanças no paladar;

- Dor abdominal;

- Diarreia;

- Náusea;

- Sensação de mal-estar, generalizado.

Caso você esteja usando medicação e tenha qualquer sintoma que possa gerar desconforto, notifique seu médico.

Caso você esteja usando a medicação e tenha qualquer sintoma adverso, entre em contato com seu médico.Caso você esteja usando a medicação e tenha qualquer sintoma adverso, entre em contato com seu médico.Fonte:  Shutterstock 

O Paxlovid substitui a vacina?

Não, a medicação oral não substitui a vacina. O Paxlovid auxilia para que pessoas contaminadas com o vírus da covid-19 não tenham sintomas mais graves.

Já a vacina, auxilia para que sua imunidade impeça que você seja contaminado, e que caso seja, sua resposta imunológica seja eficaz no combate à doença.

Se ainda assim você for contaminado, e tiver potencial para agravo da doença, então o Paxlovid irá atuar.

Onde posso comprar Paxlovid?

O Paxlovid só pode ser adquirido se for receitado por um médico. A comercialização do produto não é de busca livre.

Quando a medicação foi liberada pela Anvisa, não havia lotes disponíveis no sistema de saúde pública do Brasil (SUS), podendo ser adquirido apenas nas redes privadas de saúde e farmácias.

Mas desde maio, o Paxlovid faz parte do rol de medicações do SUS, destinadas ao tratamento de sintomas leves da covid-19.

 O Paxlovid funciona contra todas as variantes do vírus?

Quando a medicação foi desenvolvida, algumas das variantes que temos hoje ainda não haviam sido detectadas.

A medicação continua em estudo, principalmente para atestar sua efetividade para o tratamento de casos leves e moderados de covid, desde que não haja necessidade de suporte ventilatório, independente da variante em circulação.

O Paxlovid é uma medicação segura, e em contínuo aperfeiçoamento, para que o rol de populações atendidas possa aumentar e, assim, melhorar as formas de tratamento contra a covid-19.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.