Nova onda de covid? Dados indicam que doença está em alta

1 min de leitura
Imagem de: Nova onda de covid? Dados indicam que doença está em alta
Imagem: Unplash

Segundo dados divulgados pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS) na semana passada, os resultados positivos de testes para infecção pelo coronavírus aumentaram de 3% para 17% no mês de outubro.

Esse é mais um indício de que uma nova onda da doença pode estar em curso no país. Além disso, o Rio de Janeiro registrou neste sábado o primeiro caso da subvariante Ômicron BQ.1 em território nacional.

Resultados positivos para a covid-19 têm aumentado em todo o país (Fonte: Unplash/Mufid Majnun)Resultados positivos para a covid-19 têm aumentado em todo o país (Fonte: Unplash/Mufid Majnun)Fonte:  Unplash 

Os dados divulgados pelo ITpS foram reunidos a partir do estudo de quase 600 mil testes RT-PCR feitos em laboratórios nacionais entre o final do ano passado e o último mês. A média de resultados positivos no ano foi de 3%.

Em outubro, entretanto, o número médio de casos subiu para 17%. Os estados mais atingidos na última semana foram o Mato Grosso (de 3% para 18%), São Paulo (de 10% para 19%) e Rio de Janeiro (de 15% para 26%).

Entre os contaminados, as subvariantes BA.4 e BA.5 da cepa ômicron foram as mais presentes, em mais de 90% das amostras coletadas. Apesar do aumento, a vacinação em massa dos brasileiros está segurando as internações e casos graves.

Ainda assim, as internações de UTI em São Paulo cresceram 46% no período. Já no Rio de Janeiro, foi identificado o primeiro caso da subvariante BQ.1. Na Ásia, Europa e Estados Unidos já foram emitidos alertas sobre uma nova onda da doença.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.