Atividade física potencializa vacina da gripe, mostra estudo

1 min de leitura
Imagem de: Atividade física potencializa vacina da gripe, mostra estudo
Imagem: Shutterstock
Avatar do autor

Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Austrália e do Reino Unido constatou que a prática de exercícios físicos é capaz de fazer aumentar a resposta imunológica de pessoas que tenham recebido a vacina contra a gripe.

Os idosos foram a faixa etária mais beneficiada. Além disso, os efeitos são mais pronunciados entre aquele que já se exercitam regularmente. O estudo foi publicado na revista científica Plos One.

Exercícios físicos podem melhorar a resposta imunológica (Fonte: Shutterstock)Exercícios físicos podem melhorar a resposta imunológica (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Para chegar aos resultados, os especialistas analisaram os dados de seis bancos de dados diferentes e de dois conjuntos de registros clínicos. No total, foram comparadas informações de 550 pessoas.

Com idades entre 18 e 87 anos, todas elas tiveram sua resposta de anticorpos medida antes, imediatamente depois, e entre 4 e 6 semanas após a vacinação.

Os autores do estudo afirmam em entrevista para o site Healthline que os resultados não comprovaram a hipótese inicial. Eles esperavam que exercícios adicionais pudessem potencializar o efeito da vacina para qualquer pessoa.

15 minutos de exercícios potencializam os efeitos das vacinas (Fonte: Shutterstock)15 minutos de exercícios potencializam os efeitos das vacinas (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Entretanto, eles observaram que só há aumento expressivo dos anticorpos entre os participantes fisicamente ativos, isto é, entre quem pratica de 15 a 50 minutos de trabalho resistido ou atividade aeróbica regularmente.

Além disso, observaram que, ao contrário de sexo e IMC, a idade é um fator importante para esses benefícios. “A resposta melhorada é mais consistentemente identificada entre as populações mais velhas", dizem.

Eles acrescentam que os resultados também sugerem que os jovens são capazes de responder bem à vacinação independentemente do estilo de vida.

Como os exercícios afetam o sistema imunológico?

Os especialistas não têm certeza de que efeitos dos exercícios estão relacionados com o aumento da resistência à gripe, mas possuem hipóteses. Durante a prática de atividade física provocamos pequenos danos musculares.

Por causa disso, enviamos sinais de perigo ao sistema imunológico, deixando-o em alerta. E ele retribui enviando um tipo especial de células, as dendríticas, responsáveis pela reconstrução dos músculos.

Acontece que elas também estão envolvidas na geração de anticorpos. Daí, ao receber uma vacina, quem costuma se exercitar já tem um pelotão delas prontas pra iniciar a produção em massa dessas substâncias.

ARTIGO Plos One: doi.org/10.1371/journal.pone.0268625