Síndrome de Burnout: 12 sintomas que mostram que você precisa de ajuda

4 min de leitura
Imagem de: Síndrome de Burnout: 12 sintomas que mostram que você precisa de ajuda
Imagem: Pexels/ Reprodução

A síndrome de burnout é considerado pelo CID-11 um fenômeno ocupacional que acontece devido à dificuldade de gerenciar corretamente o nível de estresse durante o trabalho.

Você acha que pode estar sofrendo com isso? Quais são os principais sintomas que identificam esse problema de saúde? Confira!

Quais são os sintomas da síndrome de burnout?

Veja 12 sinais de que você pode ter desenvolvido a síndrome de burnout.

1- Insônia

A síndrome provoca dificuldades para relaxar e dormirA síndrome provoca dificuldades para relaxar e dormirFonte:  Fonte: Pexels/ Reprodução 

O nível de estresse é extremamente elevado quando uma pessoa sofre com o burnout, uma vez que a produção de hormônios no organismo fica desregulada.

Por exemplo, há maior produção de cortisol, substância que mantém o corpo em alerta para enfrentar uma ameaça, e redução de melatonina, responsável pelo sono. Como resultado disso, surgem dificuldades para dormir.

2- Ansiedade

Você sabe o que precisa fazer no trabalho amanhã? Será que vai conseguir dar conta de tudo? Hoje já ficou pendente a entrega daquele relatório importante, será que o seu chefe vai reclamar?  E se amanhã faltar alguma coisa, o que vai fazer? Ou pior, se você perder o emprego como vai sustentar sua família?

É assim que a mente de uma pessoa com burnout funciona, provocando episódios de ansiedade que, infelizmente, se não houver o tratamento adequado pode resultar em outros problemas de saúde, como a TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) ou depressão.

3- Problemas gastrointestinais

Dores no estômago e azia são sinais da síndrome de burnoutDores no estômago e azia são sinais da síndrome de burnoutFonte:  Fonte: Freepik/ Reprodução 

Outro sintoma do burnout são as alterações gastrointestinais. Então, é importante ficar alerta se nos últimos tempos, começou a sentir frequentemente desconfortos, como:

  • Azia;
  • Dores no estômago;
  • Prisão de ventre ou intestino solto.

4- Cansaço constante

Quem sofre com a síndrome de burnout não consegue descansar adequadamente, mesmo que durma durante à noite, é provável que o sono não seja revigorante e já acorde com o corpo e a mente cansados.

Portanto, se ao longo do dia, você faz as suas atividades de trabalho com mais esforço do que o normal, isso pode ser um indicativo de um início de esgotamento mental.

5- Irritabilidade frequente

Levando em conta o fato de que a pessoa está sempre estressada, qualquer desacordo com outros, mesmo que pequeno, acaba se tornando um acesso de ira. A questão é que a raiva nesses casos não é por causa do que alguém fez, mas é uma forma mascarada de tentar aliviar a angústia interna.

6- Isolamento social

O portador da síndrome também pode ter dificuldades para a socialização com a família, amigos e colegas de trabalho, isso pode ser causado pela variação de humor ou pela falta de energia.  Como resultado, o indivíduo sempre prefere fazer atividades em que possa ficar sozinho, vivenciando uma situação de isolamento social.

7- Palpitações

As palpitações são mais um sintoma da síndrome de burnout, já que a carga elevada de estresse faz com que haja uma maior quantidade de adrenalina em circulação sangue. De acordo com a ciência, esse hormônio aumenta a frequência cardíaca, levando a pessoa a sentir os seus próprios batimentos.

8-  Válvulas de escape

A panela de pressão possui uma válvula que libera vapor com o objetivo de evitar uma explosão. De modo similar, quando a pressão mental está acumulada, talvez, a pessoa procure formas não-saudáveis de aliviar a tensão.  Por exemplo:

  • Passar horas sonhando acordado;
  • Compulsão alimentar;
  • Vícios em bebida, pornografia, jogos e outros.

9- Falhas na memória

Você acha que ultimamente vem esquecendo as coisas com mais frequência? É o e-mail de trabalho que esqueceu de enviar? Ou a reunião que não lembrou o horário? As falhas na memória de curto prazo podem ser um sintoma de burnout, isso acontece porque o indivíduo está com muitos pensamentos ao mesmo tempo na cabeça.

10- Diminuição da produtividade

O esgotamento mental reduz o nível de produtividade no trabalhoO esgotamento mental reduz o nível de produtividade no trabalhoFonte:  Fonte: Pexels/ Reprodução 

A mente do indivíduo com burnout está sempre cansada, isso resulta em menor produtividade, visto que é difícil pensar e ser criativo. Então, as ações são executadas com maior lentidão e as tarefas demoram para alcançar a conclusão.

11- Apatia

Como uma forma de proteção mental, quem tem a síndrome pode vivenciar um afastamento emocional do trabalho e das pessoas em sua volta. Em outras palavras, se você não sente nenhuma empolgação para fazer as atividades no dia a dia, cumprindo o serviço apenas no modo automático, isso é um sinal de que há alguma coisa errada.

12- Dificuldade de concentração

Por último, a síndrome de burnout provoca dificuldade de concentração. Afinal, a mente precisa descansar para funcionar adequadamente. Do contrário, a tendência é que o cansaço mental provoque alteração no tempo que as informações levam para ser processadas.

É claro que, todos nós, podemos vivenciar um ou outro desses sintomas em alguma época da nossa vida e a solução talvez seja aprender a organizar melhor a rotina e desenvolver hábitos mais saudáveis.

No entanto, caso você tenha se identificado com vários desses sinais ou se já vem sofrendo mesmo que seja com apenas um deles durante um certo período, o ideal é procurar ajuda médica para avaliar a sua situação e receber o tratamento adequado, antes que se torne um problema de saúde mais sério, como o fenômeno ocupacional do burnout.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.