Terapia online pode ser tão eficaz para depressão quanto a presencial

2 min de leitura
Imagem de: Terapia online pode ser tão eficaz para depressão quanto a presencial
Imagem: Shutterstock

Uma revisão sistemática feita por pesquisadores canadenses indicou que a terapia online pode ser tão eficaz para o tratamento de transtornos depressivos quanto a modalidade presencial.

A análise incluiu 17 estudos, em sua maioria conduzidos nos Estados Unidos, que comparavam as formas online e presencial da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), abordagem baseada em evidências científicas que busca promover mudanças em padrões de pensamento e comportamento.

Terapia onlineFonte: Shutterstock

Segundo os autores do estudo, há evidências de que a TCC online foi mais eficaz que a presencial em reduzir a severidade dos sintomas de depressão, independentemente da idade ou localização dos participantes.

Os autores afirmam que a superioridade da terapia online à presencial não deve ser encarada como resultado definitivo, pois houve grandes diferenças entre as publicações analisadas, deixando lacunas que não puderam ser explicadas; mas destacam que, se a modalidade online for ao menos tão eficaz quanto à presencial, como este e outros estudos parecem indicar, é uma boa possibilidade para pacientes e profissionais de saúde que a prefiram.

A modalidade também se apresenta como mais flexível e acessível, eliminando barreiras físicas de acesso ao tratamento em áreas com menos serviços de saúde, reduzindo custos com transporte e aliviando o impacto de questões cotidianas, como a necessidade de cuidar de crianças ou ter tempo de sair do trabalho para comparecer às sessões.

Segundo a OMS, em países de baixa e média renda, entre 76% e 85% das pessoas com transtornos mentais não recebem tratamento; nos países de alta renda, o mesmo ocorre para entre 35% e 50% da população com transtornos mentais.

Novas possibilidades com a pandemia

A análise canadense foi publicada na EClinicalMedicine em junho de 2020, e não chegou a incluir investigações sobre atendimentos online realizados durante a pandemia. Apesar disso, estudos realizados neste período também corroboram a existência de efeitos positivos para a forma online da Terapia Cognitivo-Comportamental.

Uma revisão sistemática brasileira concluiu que a TCC online levou sintomas de quadros psiquiátricos associados à pandemia a diminuírem, incluindo depressão, ansiedade, solidão e trauma, promovendo também a melhora da resiliência.

Diversos terapeutas podem atender de forma online, com atendimentos facilitados inclusive por serviços de saúde. O Conselho Federal de Psicologia determina como obrigatório o cadastro de quem presta serviços psicológicos online na plataforma e-Psi, que também oferece a possibilidade de consultar a habilitação de profissionais para realizar tal forma de atendimento.

Caso opte por utilizar uma plataforma específica para acesso, como o Vittude ou o Zenklub, é importante verificar se o site ou aplicativo é compatível com a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, e respeita a privacidade e segurança do usuário.

ARTIGO EClinicalMedicine: doi.org/10.1016/j.eclinm.2020.100442

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.