NASA realiza teste de queda da espaçonave Orion: assista ao vídeo

1 min de leitura
Imagem de: NASA realiza teste de queda da espaçonave Orion: assista ao vídeo
Imagem: NASA/Divulgação

A NASA lançou uma versão alternativa da cápsula Orion em uma enorme piscina nesta terça-feira (6), realizando com sucesso mais um importante teste em preparação para o Projeto Artemis, cujo objetivo é levar os astronautas de volta à Lua pela primeira vez desde as missões Apollo.

O experimento ocorrido no Centro de Pesquisas Langley, na Virgínia (Estados Unidos), que a princípio não parece fazer sentido, é na verdade um teste de impacto para verificar como a espaçonave de quase 7 toneladas se comporta, simulando uma das últimas etapas da missão, quando Orion retornar da viagem ao satélite natural.

Para o teste, transmitido ao vivo pelo Twitter, a agência espacial americana usou uma réplica da nave, que foi lançada de uma altura de 2 metros em uma piscina com 3,8 milhões de litros de água, chamada Hydro Impact Basin. Confira o vídeo abaixo:

“Os dados do teste ajudarão os engenheiros a entender melhor o que a cápsula Orion e sua tripulação podem experimentar ao pousar no Oceano Pacífico”, comentou a NASA. Novos testes do tipo devem acontecer em breve, incluindo a queda de uma altura maior e o lançamento do equipamento de um ângulo diferente.

Preparando-se para fazer história

Além da Orion, outro equipamento que vem sendo avaliado é o megafoguete Space Launch System (SLS), responsável por impulsionar os lançamentos das missões do programa Artemis. Em março, ele foi acionado durante mais de 8 minutos para um teste de “fogo quente”, executado com sucesso.

Se o cronograma for mantido, a primeira viagem da cápsula e do foguete SLS (Artemis I) ocorrerá até o final deste ano, em um voo de teste não tripulado. Na sequência, a Artemis II, já tripulada, levará astronautas para uma rápida volta ao redor da Lua, em 2022 ou 2023.

O passo seguinte é levar um homem e a primeira mulher à Lua, em 2024, e posteriormente expandir o programa, indo até Marte.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.