O Ingenuity tá on: helicóptero tira a sua primeira foto de Marte

2 min de leitura
Imagem de: O Ingenuity tá on: helicóptero tira a sua primeira foto de Marte
Imagem: NASA/JPL-Caltech

O helicóptero Ingenuity da NASA está online em Marte. Após ser liberado para se movimentar sozinho em solo marciano no sábado (3), o engenhoso drone se conectou ontem (5) e até divulgou uma foto em cores da cratera Jezero, tirada logo que saiu da “barriga” do rover Perseverance.

A imagem, em baixa resolução, ainda não impressiona pois mostra somente o chão de cascalho da cratera, parte das duas rodas e o contorno da sombra do Perseverance. O helicóptero, que pesa cerca de 1,8 kg, foi baixado para que sua resistência fosse testada, tendo que suportar, já na primeira noite, uma temperatura de -90º C.

O rover Perseverance pousou na cratera de 45 quilômetros no dia 18 de fevereiro com o Ingenuity preso firmemente em seu interior. Após liberá-lo no sábado, o veículo espacial moveu-se para uma distância próxima para que a luz do sol marciana pudesse alcançar o helicóptero para carregar suas baterias alimentadas por energia solar.

No domingo que vem (11), o Ingenuity executará o seu primeiro teste de voo. O Perseverance irá se dirigir para um local chamado Van Zyl Overlook, de onde terá uma boa visão do “aeródromo” escolhido pela equipe da missão para o primeiro voo de um equipamento terrestre em outro planeta.

Como deverá ser o primeiro voo em Marte?

O voo do Ingenuity em Marte é um teste puramente conceitual. Segundo os engenheiros do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, o objetivo é apenas ver se o veículo consegue voar em Marte. Se o Ingenuity tiver um bom desempenho nos seus cinco voos programados para um mês, as futuras missões ao planeta vermelho poderão incluir helicópteros como "batedores" de rovers ou em missões solo.

Embora não carregue nenhum tipo de instrumento científico a bordo, o pequeno drone irá capturar imagens aéreas durante os seus voos. Segundo os projetistas da NASA, essas fotos deverão ser bem melhores e mais nítidas do que essa primeira foto divulgada na segunda-feira.

O Perseverance será testemunha desse voo pioneiro, e tentará documentá-lo diretamente do Van Zyl Overlook, usando o seu próprio sistema de câmera de alta resolução instalada no mastro, o MastCam-Z. Existe até a possibilidade de o rover conseguir gravar o áudio das hélices do Ingenuity, embora a atmosfera rarefeita de Marte possa atenuar o som.

A missão do Perseverance

Fonte: NASA/DivulgaçãoFonte: NASA/DivulgaçãoFonte:  NASA 

Ainda que bem sucedido, o programa de voo do Ingenuity está limitado somente a um mês porque o rover Perseverance que, além de bem equipado com câmeras, é o mais avançado da NASA, terá que prosseguir com sua missão inicial no fundo da Cratera Jezero, que já abrigou um delta de rio e um grande lago há bilhões de anos.

O principal objetivo da missão do Perseverance em Marte é a astrobiologia, uma pesquisa que inclui a busca por sinais de vida microbiana ancestral. O rover fará uma comparação entre a geologia do planeta e seu clima anterior para que possam ser traçadas estratégias visando uma futura exploração humana em Marte.

Esta será também a primeira missão a coletar e armazenar rochas e regolitos (camada solta) do solo marciano. Uma missão futura da NASA, em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA) deverá coletar essas amostras seladas de material e retorná-las à Terra, talvez em 2031, para uma análise mais detalhada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.