(Fonte da imagem: Reprodução/Youtube)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende exigir que as operadoras criem um sistema de cancelamento automático dos contratos via internet. Dessa forma, os clientes poderiam fazer a rescisão sem ter que passar pelos call centers e lidar com várias transferências de setores e com as insistentes contrapropostas dos atendentes.

Em entrevista ao Estado de S. Paulo, o presidente do órgão, João Rezende, afirmou que a agência pretende aprovar um novo regulamento de cobrança e atendimento em até 29 dias. A regra continuará a mesma para os casos de portabilidade, mas o cancelamento de linhas poderá ser completamente realizado online.

“Vamos estudar isso juridicamente, mas esse é o grande ponto sobre o qual vamos trabalhar. Uma das nossas principais preocupações é o fato de que, às vezes, a rescisão dos contratos demora muito. Então, vamos tentar fazer isso de forma automática no próprio sistema”, afirmou o executivo.

Em defesa dos clientes

Segundo Rezende, o número de reclamações caiu nos últimos 12 meses, mas a qualidade dos serviços e do atendimento continua não sendo a ideal. Por esse motivo, a Anatel pretende atacar uma das principais queixas: a cobrança feita pelas operadoras. Com esse objetivo, o novo regulamento deve dar maior transparência às faturas.

A Anatel ainda está estudando as soluções tecnológicas que viabilizarão o funcionamento das novas regras. De acordo com o presidente, as operadoras terão um prazo de 90 dias para adaptarem seus sistemas.

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