Página da pesquisa criptografada do Google. (Fonte da imagem: Google SSL)
A Google está testando a pesquisa criptografada, novo recurso para o mecanismo de busca mais consagrado do mundo. A novidade utiliza o protocolo SSL, que criptografa dados para que estes não possam ser interpretados por intermediários, como provedores de acesso à internet.

“Esse canal seguro ajuda a proteger os termos e as páginas de resultados para que não sejam interceptados por terceiros”, afirma a Google. Assim, o usuário tem mais privacidade ao pesquisar pela internet.

Alguns usuários do Chrome 14 Beta já estão sendo redirecionados automaticamente para a página Beta. De acordo com o blog não oficial Google Operating System, um funcionário da gigante afirmou que eles fazem parte de um teste comparativo entre a busca convencional e a segura. No entanto, qualquer um pode acessá-la, a partir de qualquer navegador, com este link.

É possível utilizar a pesquisa segura também no Images, Instant e Instant Preview, mas o Google Maps ainda não conta com o recurso.

Para se assegurar de que o usuário está protegido, basta conferir o endereço da página, que deve começar com “https”. Vale ressaltar que a criptografia pode deixar a página mais lenta, devido ao processo necessário para proteção dos dados.

Cupons de desconto TecMundo: