Controlar equipamentos remotamente: será este o futuro do iPhone?

2 min de leitura
Imagem de: Controlar equipamentos remotamente: será este o futuro do iPhone?

NFC usado para compras

(Fonte da imagem: Reprodução/BGR)

Há algum tempo, rumores afirmavam que o iPad 2 contaria com a tecnologia de Comunicação de Curto Alcance (NFC). Atualmente, o que se afirma é que esse sistema não apenas estará nos próximos dispositivos da Apple, mas também será capaz de controlar qualquer Mac à distância.

A informação chega de uma fonte não identificada para o site Cult of Mac. A pessoa explica que, quando um iPhone que se utiliza da tecnologia NFC é pareado com um computador Mac “visitante”, parte das informações do usuário são enviados para o dispositivo conectado, através da internet.

Entre essas informações, aparece também os aplicativos adquiridos na  Mac App Store. Cada um dos ícones dos aplicativos são visualizados no Mac, porém não é realizado nenhum download do conteúdo, afirma a fonte.

Computador e smartphone conectados

(Fonte da Imagem: Divulgação/Apple)

Entretanto, se você abrir um aplicativo, ele é baixado temporariamente no computador, durante o uso. Quando a conexão NFC é desligada, o aplicativo é deletado e o computador retorna ao seu estado inicial, como se o iPhone nunca tivesse passado por lá.

Além da comunicação durante o tempo da conectividade, a Apple ainda está desenvolvendo uma maneira de salvar automaticamente os arquivos editados por este sistema. Dessa forma, a modificação feita por meio do NFC (como a criação de documentos) é sincronizada de forma instantânea com o MobileMe, e quando você chegar em casa, este arquivo também estará disponível em seu computador pessoal.

O que é real

Apesar de já trazer algumas partes desse sistema no Mac OS 10.7 (Lion), a fonte afirma que o uso remoto do iPhone para controlar outros computadores ainda está em desenvolvimento, e pode ou não ser mostrado ao público. Não se sabe também se a tecnologia NFC estará no iPhone 5 ou apenas em dispositivos lançados nos próximos anos.

Algumas pessoas, no entanto, já estão usando seu iPhone para controlar informações remotamente. É o caso do vídeo a seguir:

Para aumentar a área de piso e, ao mesmo tempo, trazer mais espaço para guardar utensílios domésticos, Tim Thaler criou um aplicativo que controla a bancada da cozinha. Com apenas um toque no iPhone, a ilha central sobe ou desce, de acordo com a conveniência.

Isso faz com que haja mais espaço para cozinhar quando necessário, mantendo a passagem sempre liberada quando preciso. Fora que, nada mais legal do que ter uma bancada embutida para guardar qualquer “bugiganga”, que só podem ser usadas quando você bem entender.

Com esta aplicação diferente e interessante, podemos perceber que controlar remotamente os dispositivos não está tão longe assim de se tornar realidade, mesmo que a Apple ainda não traga mais informações concretas sobre o assunto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.