Pode parecer estranho pensar nisso, mas a Microsoft ganha uma quantia bastante considerável de dinheiro com patentes relacionadas ao Android, que são essenciais para a fabricação de aparelhos com o sistema operacional da Google, negociadas com fabricantes terceirizadas como Acer e Dell.

Mas você faz ideia de quanto dinheiro está em jogo nessa jogada? De acordo com um recurso pedido pela Microsoft na Corte Distrital dos Estados Unidos do Distrito Sul de Nova York, consta que a Samsung pagou só em 2013 mais de US$ 1 bilhão para a rival como parte de royalties de patentes.

A parceria existe desde 2011 e não mostrava sinais de desestabilização até então. Agora, pare por um minuto e imagine: a Microsoft faz mais ou menos essa mesma quantia com as demais parcerias.

O tal processo é relativo ao atraso de parcelas do pagamento da Samsung em 2013. A empresa sul-coreana argumenta que, como a Microsoft comprou a também fabricante Nokia, a aquisição invalida o acordo de licenciamento misto de propriedade intelectual. Claro que o outro lado discorda — e o processo envolve o pagamento de US$ 6,9 milhões pela Samsung.

Cupons de desconto TecMundo: