Android: como instalar e usar o Flash Player

2 min de leitura
Imagem de: Android: como instalar e usar o Flash Player

Como instalar o Flash no seu Android (Fonte da imagem: iStock)

Já faz algum tempo que a Adobe resolveu retirar o Flash Player da Google Play. Além disso, a empresa também anunciou que o produto seria descontinuado para o mercado dos dispositivos móveis. Ou seja, não há mais atualizações da ferramenta mesmo para quem ainda a possui no seu aparelho com Android.

Ainda assim, como explicado na ocasião, isso não significa que a empresa deixou completamente de oferecer suporte a falhas de segurança ou bugs críticos, porém não serão mais lançadas edições compatíveis com novas versões do SO.

O grande problema nesse fato é que muitos sites ainda utilizam o Flash para a exibição do seu conteúdo, incluindo páginas que hospedam vídeos e joguinhos online. Entretanto, ainda há uma maneira de você instalar o Adobe Flash Player no seu aparelho. Quer saber como? Acompanhe os passos necessários para a tarefa no tutorial abaixo.

Instalando o aplicativo

O primeiro passo para realizar a instalação é efetuar o download da aplicação. Logo, clique aqui caso você possua o Android 4.0 (ou superior) ou neste link para as versões anteriores (a partir da 2.0).

Feito isso, transfira o APK para o seu aparelho com Android. Como uma forma alternativa de realizar a tarefa, você pode fazer o download diretamente no seu tablet ou no seu smartphone. Em seguida, é preciso habilitar a instalação de programas de fontes desconhecidas. Para isso, entre nas configurações do seu aparelho.

Então, selecione a alternativa “Segurança”. Veja que uma nova tela é carregada e, nela, é preciso marcar a opção “Fontes desconhecidas”.

Habilitando a instalação (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, vamos realizar a instalação. Comece localizando o Adobe Flash Player armazenado no seu smartphone por meio do gerenciador de arquivos da sua preferência e toque sobre a aplicação. Nesse ponto, talvez seja necessário escolher o “instalador”, conforme as configurações do seu aparelho, mas, normalmente, ambas as opções exibidas são capazes de completar a tarefa. Uma vez exibida a tela de confirmação, escolha a alternativa “Instalar”.

Autorizando o procedimento (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, basta aguardar o término do procedimento para que o programa seja instalado no seu aparelho. Ao final do processo, uma mensagem informa o sucesso da operação.

Concluindo a operação (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Utilizando o plugin

Uma vez instalado o Adobe Flash Player, ainda é necessário utilizar um navegador que seja capaz de utilizar o plugin desse programa, visto que muitos não oferecem mais tal suporte. Talvez uma das melhores alternativas ainda seja o Mozilla Firefox, sendo um dos browsers mais populares que ainda oferecem a função.

Logo que o navegador é instalado, ele já passa a oferecer o suporte para o plugin do Flash. Porém, você pode modificar as configurações para que ele seja carregado automaticamente ou somente quando selecionado. Para isso, abra o Firefox e clique no botão de configurações do seu aparelho com Android.

Em seguida, escolha a alternativa “Configurações” e toque na opção “Plugins”. Então, veja que há duas opções para quando eles estiverem habilitados: “Ativados” (para manter todos os plugins sempre ativos) ou “Ativar ao tocar” (para que eles entrem em funcionamento mediante autorização). Também há como mantê-los sempre desativados, mas não é uma opção interessante para quem utiliza o Flash frequentemente no navegador.

Mantendo sempre ativo (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Você pode selecionar a alternativa que julgar mais apropriada, porém cabe um aviso. Pelo fato de o Adobe Flash Player não receber mais atualizações para o Android, rodar versões antigas pode representar um risco de segurança para o seu aparelho. Por isso, o ideal é que você mantenha os plugins ativos mediante autorização.

Dessa forma, você evita que esse e outros plugins sejam executados automaticamente, reduzindo o risco de uma possível falha de segurança tornar o seu dispositivo vulnerável.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.