Relatório mostra que o Lollipop ainda é a versão mais usada do Android

1 min de leitura
Imagem de: Relatório mostra que o Lollipop ainda é a versão mais usada do Android

Divulgado oficialmente pela Google nesta quarta-feira (3), o relatório de distribuição do Android mostra que, apesar de a versão Marshmallow ter crescido em participação, o Lollipop continua sendo o lançamento mais usado pelos consumidores. A análise realizada pela empresa toma como base somente os dispositivos que podem se conectar de alguma forma à loja Google Play.

Atualmente, o Android Marshmallow está presente em 15,2% dos dispositivos, enquanto a versão Lollipop do sistema aparece com 35,5%. O KitKat também aparece com bastante força, estando presente em 29,2% dos gadgets avaliados pela empresa, enquanto o Jelly Bean aparece com uma fatia de 16,7%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em compensação, as versões Ice Cream Sandwich (1,6%), Gingerbread (1,7%) e Froyo (0,1%) surgem com números cada vez menores. Vale notar que a análise efetuada pela Google só compreende aparelhos com o Android 2.2 ou superior, o que significa que ela não leva em consideração os poucos dispositivos “jurássicos” que ainda estão em operação.

O Android Marshmallow ainda surge de forma discreta na pesquisa

Infelizmente, a participação do Android Marshmallow não é fruto de um processo de atualização mais rápido. Como bem observou o site Android Pit, a versão mais atual passou a ser mais usada graças ao fato de que um número maior de consumidores optou por adquirir novos aparelhos com a versão pré-instalada — ou seja, quem já contava com um smartphone desatualizado provavelmente permaneceu em situação semelhante no período analisado.

A Google deve enfrentar mais um desafio relacionado à fragmentação do sistema operacional ainda este mês, quando o Android Nougat deve ser disponibilizado oficialmente. Enquanto uma atualização para os dispositivos Nexus mais recente está garantida, ainda está incerto como fabricantes de renome como Samsung, LG, Sony e HTC (entre outras) vão lidar com a novidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.