Quanto tempo levaria para carregar a música mais longa do mundo no 5G?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Quanto tempo levaria para carregar a música mais longa do mundo no 5G?

Desde o início do debate sobre a chegada do 5G, muito se discute os impactos que a tecnologia de rede de quinta geração poderia gerar no mundo que conhecemos. Sempre foi muito difícil determinar, no sentido prático, os possíveis efeitos da velocidade e da baixa latência na vida cotidiana, afinal tudo indica que haverá uma revolução em diversas áreas, como medicina, agricultura e indústria de jogos.

Em países em que o 5G puro já foi implementado e está sendo utilizado comercialmente, existem diversos relatos de que atividades que antes demoravam 1 hora ou mais, dependendo da capacidade de banda da internet, como baixar um filme em full HD, agora levam poucos segundos.

Para entender melhor a revolução que o 5G trará em todas as esferas da vida, é possível trazer um exemplo curioso.

Qual a música mais longa do mundo?

A música mais longa do mundo se chama "As Slow as Possible" e, acredite se quiser, está sendo tocada no exato momento em que você lê este texto. Ela começou a ser executada em 5 de setembro de 2001 e tem duração prevista de 639 anos. Isso mesmo: 639 anos.

O idealizador desse projeto foi John Cage, que o compôs em 1987, mas infelizmente faleceu em 1992 sem ver sua obra-prima sendo colocada em prática. Após sua morte, um grupo de músicos e de filósofos resolveu sentar e discutir qual deveria ser a duração de cada nota, já que o compositor não deixou instruções específicas sobre o tempo de cada uma delas.

A música está sendo tocada em uma igreja localizada em Halberstadt, na Alemanha, que virou ponto turístico por causa da obra que é tocada em um órgão já muito conhecido por sua idade. O instrumento funciona a partir de ventilação mecânica e exige apenas a presença humana para que as notas sejam alteradas.

Quanto tempo levaria para uma internet 5G carregar a música mais longa do mundo?

De acordo com o site CrossHost, alguns fatores precisam ser levados em consideração para estimar quanto tempo levaria para "As Slow as Possible" carregar em uma rede 5G. A taxa de bitrate, que é a medida utilizada para determinar a quantidade de dados transmitidos em um intervalo, deve ser de 128 Kbps para garantir uma qualidade sonora altíssima. Em termos de comparação, um vídeo em HD requer no mínimo 1 Mbps de bitrate e 2 Mbps de taxa de upload. Vídeos em full HD exigem 3 Mbps de bitrate e 6 Mbps de upload.

Para calcular o tempo de download de um arquivo, primeiro é necessário determinar a velocidade de rede. Como estamos falando de uma rede móvel 5G, iremos considerar os últimos testes feitos pela TIM e que registraram velocidade de 1,8 Gbps. Então, fazer a conversão da velocidade de gigabits por segundo em megabytes (MB); considerando isso, uma conexão 5G, em abril de 2021, é capaz de baixar 225 MB por segundo.

Na qualidade sonora de 128 Kbps citada:

  • uma música de 3 minutos utiliza 23.040 Kbps ou 2,88 MB;

  • uma música de 1 hora de duração utiliza 460.800 Kbps ou 57,6 MB;

  • uma música de 1 ano de duração utilizaria 4.036.608.000 Kbps ou 504.576 GB (0,5 TB).

A música "As Slow as Possible", com duração estimada de 639 anos, teria 20.151.504.000 segundos. Isso significa que a música mais longa do mundo utilizaria 2,6 trilhões de Kbps para ser carregada ao todo. Em megabytes, a obra teria 322.424.064 MB.

Se a conexão 5G tem capacidade de download de 225 MB por segundo, “As Slow as Possible” levaria 1.432.995,84 segundos para ser baixada, o que equivale a 398 horas ou 16 dias, aproximadamente.

As aplicações práticas do 5G

Felizmente, o 5G não será utilizado para fazer o download da música mais longa do mundo, afinal, quando ela finalmente parar de tocar, lá em 2640, é possível que a internet esteja tão avançada que nem seja necessário fazer cálculos como os deste texto, mesmo que por curiosidade.

O 5G já está revolucionando os mais diversos mercados no Brasil e do mundo. Por isso, o esforço de empresas que se dedicam à implementação de smartphone 5G e redes 5G, como a Motorola, marca que está sempre trazendo inovações ao consumidor, vale a pena.

Não apenas por meio de lançamentos como as linhas de celular 5G, como o moto g 5G e o motorola edge, que já prepararam o terreno para quando o leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definir quais operadoras ficarão responsáveis por quais bandas de conexão, mas também para oferecer ao consumidor a oportunidade de um acesso à internet cada vez mais sofisticado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.