Como usar o IM Groups do Messenger?

4 min de leitura
Imagem de: Como usar o IM Groups do Messenger?

Depois de algum tempo de espera chegou a nova versão do Windows Live Messenger. Ela era muito aguardada e foi celebrada pela grande maioria dos milhões de usuários do mais popular mensageiro instantâneo do mundo.

Em relação à versão anterior ela trouxe diversas novidades, tanto visuais quanto funcionais. Ambas podem ser notadas em uma única vez que se usa o programa e também devem ter agradado a muitos usuários.

Uma dessas novidades são os IM Groups, uma ferramenta que permite a cada usuário criar chats particulares, divulgá-los e trocar ideias com sua galera toda de uma vez. Este é um serviço interessante, com vantagens e desvantagens, obviamente, mas que deve se tornar uma nova mania da internet. Ensinaremos agora o que você precisa saber para começar a usar o IM Groups. Mãos à obra!

Cadastramento

O primeiro passo para criar seu grupo é realizar o cadastro no serviço. Acesse http://groups.im/ e clique no botão Criar um novo grupo.

Criar um novo grupo

Se você ainda não está logado no serviço, é hora de criar sua conta. Clique em Login (link na frase em vermelho) para ser levado à outra página.

Clique em

Lá você fará seu login e existem três possibilidades: usar sua conta do Windows Live, do Yahoo! ou então do IM Groups. Como você ainda não tem um grupo, selecione a conta a ser utilizada e continue o seu cadastramento.

Selecione a conta a ser utilizada

A próxima página servirá para efetivar seu cadastro. Lá você preencherá o formulário de cadastro, informando um nome de usuário e senha, a pergunta secreta, a senha, seu sexo e sua data de nascimento. Finalizado o preenchimento, clique em Create my account (Criar minha conta).

Registre-se

Perfil

Depois disso será confirmada a criação de sua conta e você poderá editar o seu perfil (Go to your profile page & modify your information) ou então seguir adiante (Continue).

Na página de edição de perfil você irá inserir dados pessoais, fotos e tudo mais, igual a uma rede social como tantas outras que existem por aí.

Edite seu perfil

Criando um grupo

Seguindo adiante será possível criar seu primeiro grupo. Em Group Name você deverá informar o nome do grupo, em Location a sua localização e em Group Type é possível selecionar se o grupo será Básico ou VIP (VIP é uma versão paga e com mais opções).

Crie seu grupo!

Para nosso tutorial, selecionaremos a versão Básica. Outra opção paga é a de customizar sua conta. Para isso será preciso pagar o valor de US$ 1,99 (um dólar e noventa e nove centavos). Se você não deseja esta opção, apenas preencha as informações, clique em Next e siga adiante.

Pronto! A criação de seu primeiro grupo no IM Group foi finalizada e você já pode começar a divulgá-lo. Group Zone é a página de seu grupo, através desse link os usuários poderão visualizar todas as informações disponibilizadas.

Group Account é o endereço do seu grupo, o “MSN” dele. É este endereço que deverá ser divulgado e adicionado no seu MSN e no de quem mais for participar do chat. Group CEO é você, o criador e gerente do grupo.

Pronto! Seu grupo está criado.

Usando o serviço

A partir de então seu grupo está pronto! Para começar a usá-lo, adicione o endereço no MSN, diga para os interessados fazerem o mesmo e então aquilo servirá como um chat exclusivo, onde você poderá definir regras e gerenciar completamente. Para isso, abra a janela do grupo e pressione o botão Nudge (de chamar atenção) para que lhe seja enviado o convite do Activity Panel (Painel de Atividade).

É através dele que você poderá gerenciar todas as atividades do seu grupo, renomeando-o, inserindo regras de utilização, visualizando e editando os membros, definindo configurações e muito mais. Tudo isso poderá ser feito através das abas presentes no topo.

Configure o chat

A partir de agora, sempre que alguém enviar uma mensagem para o grupo a janela será aberta e todos os inscritos irão recebê-la. Assim como qualquer outro contato do Windows Live Messenger, um grupo pode ser bloqueado e/ou excluído de sua lista de contatos. Resumindo, este serviço é a boa e velha conferência do MSN um pouco mais elaborada e com diversas opções.

Quais as vantagens?

Bem, isso é muito particular e dependerá de sua necessidade, contudo, algumas vantagens podem ser apontadas. Com este serviço ficará mais fácil trabalhar em grupos a distância (ideal para fazer trabalhos escolares!), pois você tem num único lugar o pessoal que está trabalhando com você e todos poderão conversar em tempo real.

IM GroupsAlém disso, a página do grupo pode guardar fotos e fará ainda um registro de tudo que é conversado no chat, o que significa que nada ficará para traz. Outro fator bastante interessante para trabalhos em equipe é que essa página funcionará ainda como uma comunidade do Orkut ou um fórum qualquer: é possível criar tópicos (no IM Groups chamados de Discussions) que permanecerão lá para que todos possam ver.

Diferenças de outros grupos

Este serviço é diferente de outros grupos (como o Yahoo! Grupos ou o Google Groups) pois não funciona simplesmente como uma lista de discussão através de email. Aqui, de maneira simples e direta TODOS os cadastrados poderão conversar em tempo real, além de contar com uma página online para discussão. Contudo, com o IM Groups você não terá a opção de discussão através de emails, como nos outros dois serviços citados.

. . . .

Enfim, caros usuários. Esperamos ter esclarecido o que é e como funciona este ótimo serviço presente no Windows Live Messenger 2009. O Baixaki se preocupa sempre em levar a todos vocês a informação de modo fácil e descontraído, para que todos se informem enquanto navegam na internet. Tenham uma boa semana! Até a próxima.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.