Desabilite o compartilhamento de imagens do Windows Live Messenger 2009

2 min de leitura
Imagem de: Desabilite o compartilhamento de imagens do Windows Live Messenger 2009

Desde a versão beta do novo Windows Live Messenger, um novo recurso está disponível para os usuários que desejam compartilhar imagens com seus contatos: o compartilhamento de imagens ou Photo Sharing. Esse recurso permite que você compartilhe imagens dentro da janela de conversação, através da criação de um slideshow.

Na versão beta do programa era possível apenas visualizar as imagens, sem a possibilidade de salvá-las, o que causou muita revolta por parte dos usuários. Posteriormente, foi adicionado um botão de salvar, que é acionado ao se passar o cursor do mouse sobre a imagem.

Assim, é possível enviar várias imagens para serem compartilhadas, e a pessoa que está recebendo visualiza todas, em miniaturas, e escolhe as que deseja salvar.

Transferência de imagens pelo compartilhamento

Infelizmente, o compartilhamento de imagens tem suas desvantagens, que desagradam uma série de usuários, que desejam desabilitá-lo, mas não sabem como fazê-lo. Esse recurso, por exemplo, muda nome do arquivo original enviado, deixando todos como “image”, forçando você a renomear cada nova imagem que for salvar, e algumas vezes tendo que renomear a extensão.

Desabilite o Photo Sharing no WLM em inglês

Caso este recurso tenha trazido para você muito incômodo, como perda de arquivos por sobreposição, entre outros, saiba que é possível desabilitá-lo. Assim, é possível enviar fotos para seus contatos utilizando o esquema antigo, o mesmo que você utiliza no novo Messenger para transferência de outros formatos de arquivos.

Alguns usuários do Windows Live Messenger conseguiram criar um patch de atualização que desabilita o compartilhamento de imagens, mas que infelizmente até o momento só funciona para a versão em inglês. Se você possui a versão em inglês, pode utilizar o patch sem problema e dar adeus ao compartilhamento de imagens. Basta clicar aqui para fazer download do arquivo e executá-lo com o Messenger fechado.

Patch para remoção do Photo Sharing

Após pressionar o botão Clique aqui para baixar, uma página será aberta contendo o link para download. Nela, basta clicar em "Click here to start download.." para efetuar o download.

Desabilite o Photo Sharing no WLM em português

Como a maioria dos casos de quem quer desabilitar o compartilhamento de imagens aqui deve ser de usuários que possuem o Windows Live Messenger em português, cabe lembrar que o procedimento para tal é diferente e um tanto complicado, pois vamos alterar o arquivo executável do seu Messenger. Como padrão, ele fica localizado em C:\Program Files\Windows Live\Messenger\msnmsgr.exe .

Primeiro, faça download do PSPad Editor, que é editor hexadecimal gratuito, com o qual você vai alterar o arquivo executável do Messenger, como se fosse um arquivo de texto. Após a instalação do PSPad editor, execute o programa com privilégios de administrador e abra para edição (File>Open) o arquivo executável do Windows Live Messenger, que obviamente não deve estar aberto.

Atenção: alterar o executável de um aplicativo sem conhecimento do que se está fazendo pode resultar na perda das funcionalidades do programa, portanto tenha muito cuidado e siga as instruções corretamente.

Você verá um arquivo de texto enorme, com várias linhas e colunas repletas de códigos. Encontre, na primeira coluna, a linha que começa com o código 16392#, onde # pode ser um valor diferente, sendo um número ou uma letra. Nessa mesma linha, na penúltima caixa, localize o valor 74 e substitua-o por EB.

Encontre o valor correto e altere-o

Tome cuidado para alterar exatamente os valores citados e nada além disto, pois você pode ter que reinstalar o seu Windows Live Messenger caso algo saia errado. Finalmente, salve o arquivo e abra novamente o Messenger.

Pronto, envie imagens sem o Photo Sharing

Voilà, nada de Photo Sharing agora, você pode enviar arquivos de imagem da mesma forma que envia outros formatos de arquivo normalmente, como nas versões anteriores do Messenger.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.