Como usar o Windows Live Messenger 2009

10 min de leitura
Imagem de: Como usar o Windows Live Messenger 2009

Acaba de ser disponibilizada a nova versão do comunicador instantâneo mais utilizado em todo o mundo. O Windows Live Messenger 2009 chega com reformulações e melhorias em diversos aspectos, mantendo-se como o melhor aplicativo no gênero.

E você, já utilizou um mensageiro instantâneo? O Windows Live Messenger 2009 pode ser uma boa opção para começar. Este artigo guiará você em praticamente todos os passos fundamentais no uso do aplicativo, desde a adição do primeiro contato até suas funções mais inusitadas.

INSTALAÇÃO

O processo de instalação do programa e outros componentes opcionais do seu pacote é muito simples e não requer nenhum tipo de conhecimento adicional para o usuário. Siga corretamente os seguintes passos para instalar o seu novo Messenger:

1.    Execute o arquivo que você acabou de baixar.

2.    Selecione os aplicativos que deseja instalar na lista (lembre-se de marcar a caixa de seleção referente ao Messenger).

3.    Após a instalação, atente para a tela de título “Bem-vindo ao Windows Live”. Nela, você deverá criar sua nova conta para utilizar o serviço, o que é dispensável para usuários do Hotmail.

Começando

Agora que você já instalou o programa, vamos ensiná-lo a entrar no serviço pela primeira vez. Antes de mais nada, insira seus dados corretamente para realizar o login, preenchendo os campos de endereço de e-mail e senha conforme cadastrados na instalação.

CONTATOS

Primeiros contatos

O que faz do Messenger um verdadeiro sucesso é a possibilidade de adicionar seus amigos à sua lista de contatos, conversando com todos instantaneamente. Para fazer isso, siga as seguintes instruções:

Clique na opção para adicionar novos contatos.

1.    Encontre o ícone com um pequeno boneco verde e selecione a opção “Adicionar um contato”.

2.    Insira o endereço de e-mail do seu amigo, incluindo todas as informações dele.

3.    Na opção “Categoria do Messenger”, filtre os contatos pelo tipo grau de importância deles.

Uma solicitação será enviada ao seu novo contato. Assim que ele aceitá-la, será possível iniciar as conversas quando ambos estiverem online. Aprenda agora um pouco acerca da classificação dos seus contatos.

Muitas pessoas têm centenas de contatos pelo Messenger, o que pode tornar a separação deles um tanto quanto confusa. Por esse motivo, é interessante criar categorias para separar familiares, amigos, colegas de trabalho ou qualquer novo grupo criado por você.

Novas categorias de amigos

Para criar uma nova categoria de contatos, classificando-os de forma mais organizada, basta aplicar as seguintes configurações:

Adicione novas categorias de amigos ou colegas de trabalho.

1.    Primeiro, clique novamente no botão com o boneco verde ou sobre alguma categoria padrão, como a “Contatos”.

2.    Escolha um novo nome para ela e, em seguida, adicione os contatos que serão inseridos na nova divisão.

3.    Clicando com o botão direito do mouse em uma categoria, é possível alterar seu nome, excluí-la e modificar os contatos existentes dentro dela.

Crie grupos de contatos

Uma das novas funções da versão 2009 do Messenger é a possibilidade de criar grupos de amigos. Ela funciona de modo semelhante às categorias, mas, neste caso, todos os contatos adicionados ao grupo podem se comunicar entre si, como em uma conversa entre diversas pessoas. A função é ideal para que todos os contatos do grupo possam trocar idéias e informações.

Para criar um novo grupo especial dentro dos seus contatos, o processo é muito simples:

Utilize a nova função para criar grupos.

1.    Na barra de contatos denominada “Grupo”, clique no link para criar um novo.

2.    Insira um nome para o seu novo grupo, como “Família” ou “Colégio”.

3.    Adicione os contatos para ele, através do link “Selecionar na sua lista de contatos”.

4.    Inclua até vinte contatos dentro do grupo, clicando em cada um deles individualmente.

5.    Conclua o novo grupo e visualize-o logo em seguida no Messenger.

MENSAGENS INSTANTÂNEAS

Agora que você já tem contatos adicionados à sua lista, comece a conversar com eles livremente e a qualquer momento. Para isso, basta clicar em um contato e, logo em seguida, digitar o seu texto da maneira que quiser, enviando-o com a tecla Enter.

Funções adicionais

Repare que logo abaixo da caixa de textos ainda não enviados há diversos botões coloridos e animados. Eles referem-se à pequenos smileys, também denominados de emoticons, que são na verdade carinhas engraçadas que expressam emoções e sentimentos.

Para demonstrar algum desses estados de humor, basta clicar sobre o botão para a função, escolher a imagem e enviá-la juntamente com o texto. Há, ainda, a possibilidade do envio de pequenas animações para o seu contato, através da opção ”Selecionar um wink”, situada logo ao lado dos emoticons.

Adicione emoticons em suas conversas.

Caso precise enviar algo muito importante para um amigo e gostaria que ele lesse a mensagem logo em seguida, é possível utilizar o recurso “Peça a atenção de todos nesta conversa”. A função faz com que sua janela salte no monitor do seu contato, tremendo e fazendo barulho para que ele a veja rapidamente.

Logo ao lado do recurso anterior está situada a função para a gravação de voz, que também pode ser ativada com a tecla F2. Com ela, é possível falar ao microfone enquanto mantém o botão pressionado, enviando a gravação diretamente para o seu contato.Faça belos desenhos à mão.

Escrevendo à mão

Repare que, no canto inferior esquerdo da caixa de texto, há um botão semelhante a uma caneta disponível.  Ele representa a função “Escrever e enviar mensagens manuscritas”, que serve, basicamente, para desenhar livremente com o mouse, modificando a espessura da caneta e alterando sua cor.

Ninguém online?

Precisa deixar um recado importante para um amigo e quer um método mais rápido que o e-mail? O Windows Live Messenger 2009 permite enviar mensagens mesmo para os contatos que estejam offline no momento, fazendo com que eles recebam os recados assim que entrem no programa.

OUTRAS FUNÇÕES

O Messenger sempre foi um destaque entre o seu gênero devido à quantidade e, principalmente, funcionalidade das funções que excedem o serviço comum de mensagens instantâneas. Ele apresenta, em sua versão atual, opções para chamadas por voz, vídeo, envio e recebimento de arquivos, jogos online e diversas outras funções pertinentes a um programa dessa categoria.

Quer enviar uma foto, vídeo ou música diretamente para um contato enquanto conversa com ele? Com o Windows Live Messenger, essa tarefa requer apenas dois cliques, em um processo muito dinâmico e simplificado.

Exiba suas fotos!

Todas as funções apresentadas a seguir encontram-se na janela de conversa do aplicativo, em sua parte superior. O primeiro deles é para exibir suas fotos instantaneamente para seu contato. O recurso mostra, no topo da janela, as imagens adicionadas por ambos, com miniaturas para seleção no canto direito.

A nova função permite exibir fotos rapidamente.

Essa função é muito interessante para que você possa exibir e ver imagens dos seus contatos, sem a necessidade de enviá-las uma a uma, o que pode tomar muito tempo em casos desnecessários.

Compartilhando arquivos

Utilizando o botão “Arquivos”, é possível enviar qualquer tipo de arquivo para o seu amigo, a partir de apenas dois cliques. Ao clicar no botão, selecione a opção “Enviar um arquivo ou uma foto”, escolhendo-o logo em seguida.

Utilize todas as funções presentes na janela.

Vale lembrar aqui que, ao enviar arquivos executáveis, como jogos e programas, o Messenger pedirá que você estipule um software antivírus para verificar o arquivo antes de mandá-lo para o seu contato, assegurando que nenhum mal será causado ao PC dele.

Chamadas por vídeo e voz

As alternativas “Vídeo” e “Chamada” servem, respectivamente, para você exibir sua imagem em tempo real para o seu amigo, e vice-versa. O mesmo acontece para as chamadas de voz. Vale lembrar que é necessário ter uma webcam e um microfone funcionando corretamente no computador para fazer uso dessas duas possibilidades.

Com uma webcam e um microfone, converse ao vivo com seus colegas.

Jogos online

Outra função que sempre foi muito bem utilizada no Messenger é a quantidade de jogos online disponíveis. É possível entrar em partidas de diversos tipos enquanto você conversa com seu amigo, sem causar falhas ou nenhum tipo de problema.

Para acessar a lista de jogos, o processo é muito semelhante às outras funções existentes na janela de conversação. Basta escolher o botão referente à função, selecionar o game desejado e aguardar que seu contato aceite o desafio. Em alguns casos, alguns adicionais precisam ser instalados para que os jogos funcionem corretamente.

Converse com a galera!

Com as conversas em diversas pessoas, é possível continuar aquele papo iniciado na sala de aula ou realizar trabalhos para a faculdade em grupo, contando com a opinião de todos os contatos inseridos na janela. Para adicionar um novo contato, basta selecionar a opção referente à função e, logo em seguida, adicionar os amigos desejados.

Converse com vários amigos ao mesmo tempo.

Verifique seu e-mail

Visualizar as modificações no seu e-mail através do Messenger é muito simples. Repare no botão referente ao serviço localizado no canto direito da tela, como na imagem abaixo. Para verificar sua caixa de entrada de e-mails, basta clicar no botão. Caso você receba alguma mensagem de e-mail enquanto utiliza o programa, um balão aparecerá no canto inferior direito da tela.

PERSONALIZAÇÕES

Além de suas funções e características principais, muito do que o Messenger conquistou até hoje se deve às personalizações que o aplicativo permite. É possível modificar diversos aspectos do programa, deixando-o com a cara de cada usuário.

Primeiras modificações

As primeiras mudanças necessárias para personalizar o seu Messenger se referem ao seu nome, mensagem pessoal e foto, fazendo com que seus contatos saibam exatamente quem você é. Para modificar estas características, siga as seguintes instruções.

Clique no botão indicado.

1.    Clique na opção “Alterar o layout da lista de contatos”, como indicado na figura acima, selecionando a aba “Pessoal”.

2.    Agora, modifique livremente seu nome e mensagem pessoal, informando aos seus amigos quem você é.

3.    Finalmente, clique no botão “Alterar Imagem”, escolhendo uma nova foto para exibição.

Também é possível realizar tais mudanças clicando diretamente nos locais em que cada uma aparece, como o seu nome na janela principal do programa, bem como sua foto e mensagem pessoal. Ao utilizar o Messenger, você notará que praticamente todas as suas configurações principais encontram-se em diversos locais no aplicativo.

Mude seu nome e mensagem pessoal.

No local da sua mensagem pessoal, também é possível exibir para os outros contatos as músicas que você estiver ouvindo no momento, fazendo com que todos conheçam o seus gostos musicais. Para ativar a função, clique nas opções da mensagem pessoal e ative a alternativa “Ativar o que estou ouvindo”. Vale lembrar que, por padrão, a função reconhece as músicas executadas no Windows Media Player e Winamp.

Online, ocupado ou ausente?

O Windows Live Messenger 2009 possui diversos status para serem atrelados ao seu nome, exibindo aos seus contatos informações importantes, como no caso de você estar ausente, ocupado ou até mesmo invisível, permitindo realizar conversas sem que todos os seus contatos saibam que você está online.

Marque um dos 4 status disponíveis.

Para efetuar as modificações, basta selecionar o status desejado na janela principal do aplicativo. Da mesma forma, você verá os status de cada contato em sua lista, e poderá enviar mensagens mesmo para aqueles que estejam offline no momento, fazendo com que eles recebam os recados assim que entrem no programa.

Mude a cara do programa

Agora, falaremos sobre as principais mudanças possíveis em relação ao layout do programa e suas janelas de mensagem. A última versão do aplicativo permite realizar diversas personalizações em cores e estilos para as páginas e mensagens.

Escolha um tema para sua janela principal.

Para alterar as cores de fundo do seu aplicativo, o processo é muito simples:

1.    Primeiro, leve o ponteiro do mouse ao canto superior direito da janela principal do Messenger, fazendo com que o canto dela levante, como uma folha de papel. Clique na imagem exibida.

2.    Agora, tudo que você precisa fazer é selecionar um plano de fundo para o seu programa. É possível estipular cores aleatórias na segunda opção, ou manter as cores padrão de cada plano de fundo.

3.    Também é possível alterar o esquema de cores de cada janela, clicando no ícone semelhante a um pincel, localizado no canto superior direito delas.

Personalizando as janelas

Para alterar a cor e estilo da fonte que você utiliza para escrever, basta selecionar o ícone de texto encontrado logo ao lado das opções referentes às mensagens por voz. Ao clicar no botão, uma nova janela aparecerá, contendo as configurações acerca da fonte utilizada.

É possível alterar entre dezenas de diferentes modelos de fontes, além de realizar alterações em seu tamanho e cor. Também é possível deixá-las permanentemente em negrito, itálico, sublinhado ou até mesmo combinações dessas opções.

Ao lado direito dessa opção, você encontrará o botão chamado “Selecionar um plano de fundo para a janela de conversa”. Essa alternativa permite inserir uma imagem qualquer por trás das mensagens de texto, personalizando ainda mais as janelas.

Escolha um plano de fundo para suas janelas.

Modifique as imagens de fundo das janelas clicando na opção “Mostrar tudo”. Escolha entre uma das imagens padrão ou adicione qualquer uma salva no seu disco rígido, clicando na opção “Procurar”. Selecione a imagem e confira o novo visual das janelas do seu Messenger!

Aprenda ao utilizar o aplicativo

Embora este guia tenha mostrado as principais características do Windows Live Messenger, seria necessário passar horas escrevendo sobre as funções e possibilidades mais minuciosas do aplicativo.O Messenger atual é, sem dúvida, um dos programas mais completos entre os mensageiros instantâneos da atualidade.

Por esses motivos, a melhor maneira de dominar as funções do programa é mexendo em todos os aspectos dele. Em questão de poucos dias, mesmo quem mal conhece o aplicativo estará minimamente familiarizado com ele e sua elevada gama de opções.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.