Windows Phone 8.1 GDR1: Cortana chinesa, criador de pastas e mais [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Windows Phone 8.1 GDR1: Cortana chinesa, criador de pastas e mais [vídeo]

O Update 1 do Windows Phone 8.1 ainda não tem data para chegar, mas as principais novidades já foram flagradas de um jeito ou de outro. Elas incluem a Cortana para China e Reino Unido, a possibilidade de criar pastas na Tela Iniciar e leves mudanças na interface.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Tudo isso aparece no vídeo acima, gravado pelo PCHome. A maior parte do clipe é mesmo dedicada à Cortana, a assistente pessoal da Microsoft, que ganha uma versão que fala mandarim. O grande destaque vai para o visual, que foi renovado para o público local. Será que também veremos esse estilo na interface em inglês?

Avisos de restrições de direção e medidores da qualidade do ar parecem estar entre os conteúdos exclusivos da Cortana (ou Xiao Na, na China) para o mercado oriental.

No início do primeiro vídeo e no clipe logo acima, é possível conferir um passeio pelas novas tiles e a possibilidade de criar diretórios apenas ao arrastar um ícone para o mesmo espaço de outro. A animação de abertura dessas pastas parece bem fluida e não compromete a organização da tela.

Só Bing

Outra informação descoberta sobre o Update 1 é que o Bing será, por padrão, o único buscador aceito na nova atualização. A medida deve excluir o uso do Google no Internet Explorer e no botão de busca dos aparelhos, afetando inclusive o Brasil. A novidade, que foi detectada em alguns aparelhos, já pode ser conferida na página para desenvolvedores do Windows Phone: além de fortalecer a marca, o aviso diz que certos mercados podem especificar dois ou mais mecanismos em algumas regiões em que o produto não estiver disponível.

Live Lock

E se você pudesse usar um sistema de desbloqueio do aparelho igual ao do Android, com a senha com linhas retas que passeiam pela tela? Foi nisso que pensou o desenvolvedor Fela Ameghino, que parece ter desenvolvido uma versão própria do Live Lock para Windows Phone 8.1. Só há um porém: ele seria um adicional ao método tradicional, não um substituto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.