Windows Phone: Cortana chega à China e ao Reino Unido

2 min de leitura
Imagem de: Windows Phone: Cortana chega à China e ao Reino Unido

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (30) que vai expandir seus testes Beta da assistente de voz Cortana para a China e o Reino Unido. Além disso, a companhia planeja lançar o sistema na forma de um “plano Alpha” para residentes do Canadá, da Índia e da Austrália, que devem receber versões adaptadas a termos locais e outras preferências específicas a uma região.

A Cortana chinesa é a que mais vai se diferenciar das demais, já que ela vai permitir realizar alterações em sua aparência visual, animações e sons. Essa versão também possui características sociais aprimoradas e fornece informações sobre a qualidade do ar e restrições impostas ao trânsito. Além de possuir suporte ao mandarim, o assistente de voz (conhecido na China pelo apelido “Xiao Na”) também vai trabalhar com palavras em inglês nesse território.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Já no Reino Unido o software vai manter as mesmas características pelas quais é conhecido atualmente, sendo que seu principal diferencial vai ser um sotaque mais adaptado à “Terra da Rainha”. Em ambos os casos, o Bing continuará sendo o buscador utilizado para encontrar as informações requisitadas pelos usuários.

Já nos Estados Unidos, quem possui acesso à versão Developer Preview do Windows Phone 8.1 vai ganhar um suporte maior a diferentes cenários de uso e a adição de alguns “easter eggs”. A Microsoft também deve expandir as capacidades que a Cortana tem de trabalhar sem o uso das mãos nos casos em que o usuário está dirigindo.

Mais detalhes sobre o Update 1

Deixando um pouco de lado sua assistente pessoal, a Microsoft também revelou mais detalhes do que podemos esperar no Update 1 do Windows 8.1. Entre as novidades está uma versão aprimorada do Xbox Music, que deve voltar a apresentar recursos como a sincronização de faixas em segundo plano e vai permitir a navegação facilitada por listas de músicas.

No campo das mensagens, usuários agora vão poder selecionar múltiplos SMS para deletá-los ou encaminhar o mesmo texto a diversas pessoas. O live tile pertencente à Microsoft Store também vai ganhar mudanças e vai passar a ser atualizado automaticamente a cada 6 horas, e agora haverá a possibilidade de destacar aplicativos específicos ao uso corporativo.

A principal mudança deve ocorrer na tela inicial do Windows Phone, que agora vai permitir aglomerar aplicativos em pastas (chamadas pela Microsoft de “Live Folders”). Os apps reunidos vão contar com live tiles que se atualizam de forma individual, e será possível nomear e organizar as pastas criadas de forma totalmente livre.

Segundo a Microsoft, as novidades devem ser entregues automaticamente na próxima semana a quem possui a versão Developer Preview do sistema operacional instalada. Já os usuários “comuns” vão ter que aguardar um pouco mais (alguns meses, de acordo com a companhia) para conferir todas essas novidades em suas formas finais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.