Junto com as novidades implementadas no Windows Phone 8.1, a Microsoft também atualizou a edição móvel de seu famoso – e polêmico – navegador Internet Explorer. Graças ao seu último update, o browser recebeu um recurso que os usuários do Google Chrome (com o Android) e do Safari (com o iPhone) já utilizavam faz tempo: a sincronização de dados entre seu computador e seu dispositivo móvel.

Isso quer dizer que ao fazer login em seu smartphone com o mesmo nome de usuário utilizado no desktop/notebook, você poderá manter sincronizados alguns dados importantes como lista de favoritos, senhas salvas, histórico de navegação e abas abertas em ambos os aparelhos. Vale observar que essa funcionalidade é restrita à versão 8.1 do Windows Phone, que deve chegar em breve oficialmente para todos os modelos de telefones celulares da família Nokia Lumia (saiba mais sobre isso neste link).

E se você não utiliza o Internet Explorer no seu PC, sem problemas: há como fazer um esquema parecido para Google Chrome através do Kopy, um aplicativo completamente gratuito e que pode ser instalado em qualquer dispositivo equipado com o WP 8.0. Neste tutorial, ensinaremos os passos para usar ambos os métodos de sincronização e facilitar ainda mais a sua vida na hora de navegar em seus sites prediletos. Confira!

Método 1 – Utilizando o Internet Explorer

Não há nenhum segredo para sincronizar seus dados de navegação através do Internet Explorer, browser que já vem “de fábrica” instalado em todos os celulares equipados com o Windows Phone. Para que o recurso seja ativado, basta que você esteja logado em ambos os dispositivos (telefone e computador) com a mesma conta Microsoft. Feito isso, navegue normalmente no PC usando um IE devidamente atualizado para sua última versão. Quando precisar abandonar o desktop, simplesmente desligue-o sem fechar as abas que você deseja abrir no smartphone.

No dispositivo móvel, abra o Internet Explorer e clique no pequeno ícone circular localizado logo ao lado da barra de endereço. Ao fazê-lo, você abre uma tela com todas as abas abertas naquela celular (Phone), podendo alternar livremente entre elas e fechar as indesejadas. O truque aqui é deslizar a tela para a esquerda, acessando uma segunda divisória (Other) na qual ficam listadas as guias que você deixou abertas no seu desktop. No exemplo das imagens acima, “ramonpc” refere-se ao nome do computador conectado ao smartphone, sendo possível conectar quantos PCs você quiser em uma única conta Microsoft.

Método 2 – Utilizando o Kopy

O Kopy é um serviço gratuito que lhe permite sincronizar pequenas informações textuais (URLs, endereços de email, números de telefone etc.) entre diferentes tipos de aparelhos eletrônicos. Atualmente, o aplicativo possui versões para Windows Phone (8.0 e 8.1), Windows 8 e Google Chrome como add-on (versões para Mozilla Firefox e Internet Explorer serão lançadas em um futuro próximo). A primeira coisa que você deve fazer para utilizá-lo é criar uma conta gratuita informando um nome de usuário, senha alfanumérica e email válido.

Em seguida, instale o add-on para o Chrome e o app em seu aparelho com WP, fazendo login em ambos com a conta recém-criada. No seu computador, acesse a página que você deseja enviar para o smartphone, clique no ícone do plugin (localizado ao lado da barra de endereços) e localize o campo “Current URL”, que exibe o link do site que está sendo exibido. Clique em “Kopy” para copiar tal link para sua conta e, caso queira, feche o browser.

Pronto! Agora basta entrar no app em seu Windows Phone e ele listará a URL recém-copiada. Toque nela para abrir o site em questão no Internet Explorer, copiá-lo para a área de transferência, adicioná-lo aos Favoritos ou compartilhá-lo com os amigos através de email, SMS e redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo: