10 alternativas para substituir o WhatsApp

5 min de leitura
Imagem de: 10 alternativas para substituir o WhatsApp

WhatsApp é o app mais popular para a troca de mensagens instantâneas, mas isso não quer dizer que ele é o melhor ou mais apropriado para todos os usuários.

Já faz algum tempo que diversas desenvolvedoras vêm fornecendo soluções similares, as quais garantem recursos similares e muitas funções adicionais.

Em tempos em que as operadoras querem barrar o WhatsApp alegando que se trata de um produto "pirata", não custa conhecer algumas alternativas e garantir a comunicação com os amigos e familiares. Separamos as melhores alternativas relatando algumas funcionalidades e links para você experimentar estes apps.

1. Telegram

O aplicativo mais comentado como grande alternativa ao WhatsApp é o Telegram. Totalmente gratuito (e sem propagandas) ele substitui muito bem o famoso app de mensagens, oferecendo bons recursos para conversas com texto e imagens.

O Telegram conta com interface moderna, permite bater papo em grupo (para até 1 mil pessoas) e ainda tem opções especiais que garantem segurança (como criptografia avançada) e privacidade aos usuários (você só fica online para quem você quiser). Disponível para Android, iOS, PC, Mac, Linux, Web e Windows Phone.

2. Viber

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

Compatível com quase todos os sistemas mobile (iOS, Android, Windows Phone, Bada, BlackBerry, Symbian e Windows), o Viber é possivelmente a melhor opção para quem quer sair do WhatsApp. Este programa também usa seu número de telefone como principal informação de contato, permite a troca de mensagens e inclusive a realização de chamadas.

3. Hangouts

(Fonte da imagem: Divulgação/Google)

O programa de mensagens da Google evoluiu recentemente e agora serve tanto para troca de SMS quanto para bater papo pelo Google+. Disponível para Android, iOS e computadores, o programa pode ser uma boa opção para quem tem muitos contatos na rede da Google. É possível criar conversas em grupos, enviar imagens e fazer videoconferências.

4. Skype

(Fonte da imagem: Reprodução/Skype)

O mensageiro da Microsoft é um dos mais populares, o que facilita a adesão do serviço (afinal, você tem com quem conversar). Como você deve saber, o Skype serve para trocar mensagens individuais e em grupo por texto ou vídeo. O programa tem versões para Windows, Mac OS X, Linux, Android, Windows Phone, iOS, BlackBerry, TVs e até video game. É uma ótima opção!

5. KakaoTalk

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

Similar ao WhatsApp, o KakaoTalk envia uma SMS para seu celular para confirmar seu número. Depois disso, o programa verifica sua agenda para conferir outras pessoas cadastradas no serviço. Neste app, você também pode trocar mensagens de texto, imagens, notas em áudio, compartilhar eventos e contatos. De quebra, o programa ainda faz chamadas via internet para outros clientes do KakaoTalk. Disponível para iOS, Android, WP, BlackBerry e Windows.

6. ChatON

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

A Samsung também tem seu próprio app de mensagens e não é um serviço restrito apenas àqueles que possuem smartphones da fabricante coreana. Assim como outros programas, no ChatON você também precisa confirmar seu número de telefone para que o programa busque contatos na agenda. Ele tem recursos para tradução automática e compartilhamento de diversos tipos de arquivo. Roda no Windows Phone, Android, BlackBerry e iOS.

7. LINE

(Fonte da imagem: Divulgação/LINE)

Não há segredo, basta instalar, confirmar o número e você está pronto para começar a falar com outros usuários do LINE. O programa que tem versões para Firefox OS, Symbian, Windows Phone, Android, iOS, BlackBerry, Windows e Mac OS X conta com funções para mensagens de texto e ligações. O aplicativo tem como diferencial o uso de simpáticos stickers.

8. Kik Messenger

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

Programado exclusivamente pensando na questão da troca de mensagens rápidas, o Kik Messenger é focado apenas nas conversas via texto. Ele é compatível com iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry e Symbian. É possível fazer conversas em grupos.

9. WeChat

Entre com seu número de telefone, confirme com a SMS e comece a conversar. O WeChat é tão fácil de usar quanto o WhatsApp, algo que o tornou muito popular na China. Dá para se conectar com o Facebook para que seus contatos o encontrem rapidamente. O programa permite trocar texto, imagens, contatos, locais e vídeos. Também tem versões para Android, Windows Phone, iOS, BlackBerry, Symbian e computadores.

10. Groupme

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

O processo de cadastro é parecido com os demais apps, mas a usabilidade é um pouco diferente. O Groupme é focado nas conversas de grupo, sendo que as mensagens podem ser trocadas via internet ou por SMS. Isso garante que mesmo quando alguém está offline, ela pode enviar e receber mensagens pela operadora (claro, é cobrado para enviar as mensagens). Instale no seu iOS, Android, Windows Phone ou BlackBerry.

Extra 1: Facebook Messenger

(Fonte da imagem: Reprodução/iTunes)

Bom, entre tantas opções familiares, você talvez tenha estranhado que não citamos o Facebook Messenger. É claro que não esquecemos do app de chat da rede social, mas todo mundo já conhece esta ferramenta, então vale a menção aqui apenas como um extra. Se você já está cadastrado no Facebook, basta baixar o app para iOS, Android, Windows Phone ou acessar via web.

Extra 2: ICQ

O famoso programa que se popularizou na década de 1990 ganha ainda mais força nos últimos anos com versões para vários dispositivos, incluindo opções para iOS, Android, Windows Phone, Linux, Mac OS, Windows e aparelhos compatíveis com Java. O ICQ agora conta com videochamadas, sincronização de histórico, figurinhas, mensagem de voz e muito mais.

Extra 3: Google Allo

Com versões para Android e iOS, o aplicativo de mensagens da Gigante das Buscas integra uma série de funções inteligentes, incluindo integração com a pesquisa na web sem sair do app. Além de incluir stickers e emojis, o mensageiro permite que você faça desenhos e anotações sobre fotos antes de enviá-las e conta também com um modo anônimo para quem quer manter conversas secretas.

Usando o app da galera

Bom, como você pode ver, há uma infinidade de opções para quem não quer mais utilizar o WhatsApp. O único problema é que você vai ter que convencer seus amigos a migrarem para o serviço escolhido caso queira conversar com todos. Não há como eleger um melhor, portanto você deve testar aquele que mais se encaixa em seu perfil. Boa sorte e bom papo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.