Depois da compra da divisão de dispositivos móveis da Nokia pela Microsoft, a empresa de Redmond passou a ser dona de todos os aparelhos, serviços e patentes da companhia finlandesa. Como consequência disso, um estudo recente indica que quase 95% dos smartphones com Windows Phone são produzidos pela Microsoft.

O estudo foi conduzido pela adduplex, empresa de publicidade que foca nos aparelhos com esse sistema operacional. HTC, Samsung e Huawei são as outras companhias que dividem a fatia de mercado de dispositivos que rodam o Windows Phone.

A apresentação da adduplex também mostrou a distribuição das versões do SO. Segundo o documento, o Windows Phone 8.1, o mais recente, está rodando em 11,9% dos aparelhos. O 8.0 está na maioria dos dispositivos, com 70,4%, e a versões Windows Phone 7.x estão em 17,7% dos smartphones.

Além desses dados, o estudo também mostrou como ficou a divisão do sistema entre os smartphones da linha Lumia. Como mostra o gráfico acima, mais de 30% do total pertence ao Lumia 520, seguido pelo Lumia 625 (7,2%) e Lumia 920 (6,5%). O Lumia 630 teve um crescimento expressivo, ocupando a 12ª colocação na preferência dos usuários.

Cupons de desconto TecMundo: