Windows 10: como desinstalar as atualizações do Windows Update

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10: como desinstalar as atualizações do Windows Update

O Windows 10 já é o terceiro sistema operacional mais usado no Steam. Fato é que a crescente popularidade do software cria também uma série de novas necessidades por parte dos usuários: personalização do Menu Iniciar e configuração da resolução da tela do OS, por exemplo, são ações que podem ser executadas a partir de alguns poucos cliques (clique aqui e confira outras dicas sobre como "domar" o sistema da Microsoft).

Um dos novos e cada vez mais usados acessórios do Windows 10 é a Central de Notificações. O recurso não funciona apenas como uma interface de acesso às modificações feitas no sistema; é possível gerenciar as atualizações e ações do computador por meio de rápidos comandos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste tutorial, você vai aprender a ajustar seu sistema de atualizações. Escolha quais updates serão baixados e exija alertas de reinicialização por meio do agendamento do Windows 10. Uma atualização acabou por não corresponder às suas expectativas? Saiba, ainda, como excluir as alterações recentes feitas em sua máquina.

Gerencie suas atualizações

Acesse as “Configurações” (ou “Settings”) em seu computador. Em seguida, clique sobre “Atualização e segurança”. Abra então a opção “Windows Update”; comece a personalizar o sistema de atualizações do Windows 10 em “Opções avançadas”.

Altere o modo de aplicação de updates de “Automático (recomendado)” para “Avisar antes de agendar reinicialização” se você deseja que alertas sejam exibidos pelo sistema em decorrência da instalação iminente de atualizações.

Em “Escolher como as atualizações serão obtidas”, a definição de seu PC como um servidor alternativo a outros usuários pode ser cancelada – esta opção é indicada em casos de lentidão de navegação internet afora.

Deixe a configuração “atualizações de mais de um local” desativada ou selecione os computadores que devem receber seus dados (“computadores na minha rede local” ou “computadores na minha rede local e na internet”).

Exclua updates

Retorne ao menu das “Opções avançadas” e clique em “Exibir histórico de atualizações”. Na janela aberta, detalhes sobre as mais recentes modificações aplicadas ao seu software serão exibidos. Deseja excluir uma alteração em especial? Clique então sobre “Desinstalar atualizações”.

Basta, agora, apertar com o botão direito do mouse sobre um update qualquer e habilitar a ação “desinstalar”. Pronto!

Você tem usado com frequência os recursos da Central de Notificações do Windows 10? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.