Desative apps em segundo plano e deixe seu Windows 10 ainda mais rápido

1 min de leitura
Imagem de: Desative apps em segundo plano e deixe seu Windows 10 ainda mais rápido

O Windows 10 foi lançado há uma semana (sua primeira atualização, inclusive, já está disponível para download), e várias dicas sobre como domar o “Hércules da Microsoft” têm sido listadas pelo TecMundo. Fato é que, mesmo com forte adoção por parte dos usuários do popular OS, algumas versões do software podem não estar sendo bem executadas – saiba como consertar erros gerados por arquivos corrompidos aqui.

Quem deseja otimizar a performance do novo sistema operacional pode, por exemplo, reinstalar apps e fazer com que o Windows 10 passe a rodar sem engasgos. Melhorar o desempenho do programa a partir do gerenciamento de funções nativas do OS é também possível.

Neste artigo, você vai aprender a desativar aplicativos que são executados em segundo plano para “desafogar” sua máquina – o que garante mais poder de processamento para execução dos programas principais.

Quais apps serão desativados?

Para desativar a execução de aplicativos em segundo plano, o gerenciamento manual dos serviços terá de ser realizado. Para tanto, digite “Configurações” sobre a caixa de pesquisas ou, por meio do Menu Iniciar, clique sobre o respectivo botão. Acesse a opção “Privacidade” e, em seguida, clique sobre a aba “Aplicativos em segundo plano”.

O próximo passo é tão simples quanto rápido: consulte a lista dos aplicativos que são executados em background e clique sobre as chaves para interrupção dos serviços. Mas atenção: desative apenas apps que não são usados corriqueiramente e que, mesmo fechados, apenas consomem memória e CPU.

Significa que os programas desativados não mais serão executados pelo Windows 10? Não, não significa. Para acessar, por exemplo, o "Xbox", basta clicar sobre o ícone do app. A interface de integração de jogos será aberta e vai funcionar normalmente – o efeito gerado a partir do comando descrito acima é o atraso em segundos no processo inicialização, uma vez que o serviço, em nosso caso, não está habilitado a rodar em segundo plano.

Se você ainda não tem um Windows original para atualizar, clique aqui e compre o Windows 10 direto na Microsoft Store.

....

O Windows 10 está sendo executado normalmente por aí? Quais são as configurações do hardware de seu PC? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.