Desative apps em segundo plano e deixe seu Windows 10 ainda mais rápido

1 min de leitura
Imagem de: Desative apps em segundo plano e deixe seu Windows 10 ainda mais rápido
Avatar do autor

O Windows 10 foi lançado há uma semana (sua primeira atualização, inclusive, já está disponível para download), e várias dicas sobre como domar o “Hércules da Microsoft” têm sido listadas pelo TecMundo. Fato é que, mesmo com forte adoção por parte dos usuários do popular OS, algumas versões do software podem não estar sendo bem executadas – saiba como consertar erros gerados por arquivos corrompidos aqui.

Quem deseja otimizar a performance do novo sistema operacional pode, por exemplo, reinstalar apps e fazer com que o Windows 10 passe a rodar sem engasgos. Melhorar o desempenho do programa a partir do gerenciamento de funções nativas do OS é também possível.

Neste artigo, você vai aprender a desativar aplicativos que são executados em segundo plano para “desafogar” sua máquina – o que garante mais poder de processamento para execução dos programas principais.

Quais apps serão desativados?

Para desativar a execução de aplicativos em segundo plano, o gerenciamento manual dos serviços terá de ser realizado. Para tanto, digite “Configurações” sobre a caixa de pesquisas ou, por meio do Menu Iniciar, clique sobre o respectivo botão. Acesse a opção “Privacidade” e, em seguida, clique sobre a aba “Aplicativos em segundo plano”.

O próximo passo é tão simples quanto rápido: consulte a lista dos aplicativos que são executados em background e clique sobre as chaves para interrupção dos serviços. Mas atenção: desative apenas apps que não são usados corriqueiramente e que, mesmo fechados, apenas consomem memória e CPU.

Significa que os programas desativados não mais serão executados pelo Windows 10? Não, não significa. Para acessar, por exemplo, o "Xbox", basta clicar sobre o ícone do app. A interface de integração de jogos será aberta e vai funcionar normalmente – o efeito gerado a partir do comando descrito acima é o atraso em segundos no processo inicialização, uma vez que o serviço, em nosso caso, não está habilitado a rodar em segundo plano.

Se você ainda não tem um Windows original para atualizar, clique aqui e compre o Windows 10 direto na Microsoft Store.

....

O Windows 10 está sendo executado normalmente por aí? Quais são as configurações do hardware de seu PC? Comente no Fórum do TecMundo

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Desative apps em segundo plano e deixe seu Windows 10 ainda mais rápido