Como configurar uma rede sem fio (wireless) [video]

4 min de leitura
Imagem de: Como configurar uma rede sem fio (wireless) [video]

Você já deve ter usado ou ouvido falar em redes sem fio, também conhecidas por seu nome em inglês: wireless. O Baixaki já abordou esse assunto diversas vezes, explicando em detalhes o significado e como funciona esse tipo de conexão.

As redes sem fio são práticas, pois, como o nome já deixa bem claro, você não precisa de nenhum cabo conectado ao computador para acessar a internet. Assim, é possível navegar na web a partir de seu notebook livremente de qualquer ambiente que esteja no alcance da rede.

Do que eu preciso

Você precisa de um roteador wireless. O dispositivo, que muitas vezes é encontrado em modens que suportam as conexões sem fio e podem ser adquiridos em qualquer loja que venda produtos do gênero, também é vendido separadamente para ser acoplado ao modem tradicional que você já tem em casa.

AmpliarModem roteador sem fio (Fonte da imagem: Henrique Mares)

Instalando o Roteador Wireless

Normalmente, os roteadores wireless possuem uma entrada (porta Wan) e quatro saídas (portas LAN) de rede. Na porta de entrada, deve ser conectado o cabo de rede que sai do modem ADSL e, nas portas de saída, os cabos de rede ligados aos computadores que não receberão o sinal sem fio, mas sim com a utilização do cabo.

As antenas presentes nos aparelhos são responsáveis por enviar a o sinal da internet até os computadores que possuem receptores (vale lembrar que é possível adquirir adaptadores que tornam desktops aptos a receber o sinal sem fio). Quando você liga o roteador, sua rede sem fio já está funcionando, mas está desprotegida, aberta para todos que quiserem usá-la, então, é preciso configurá-la.

Configurar placa com IP dinâmico

Antes de começar a configuração do roteador, porém, é preciso verificar se a placa de rede de seu computador está configurada com IP dinâmico. Para isso, procure por “Exibir conexões de rede” na Barra de pesquisa rápida do Menu Iniciar (usuários de Windows XP devem ir em Menu Iniciar > Painel de Controle > Conexões de Rede).

Clique com o botão direito do mouse sobre a rede em questão e depois vá em “Propriedades”.

Na tela que se abriu, encontre a opção “Protocolo TCP/IP Versão 4”. Clique sobre ela depois em “Propriedades”.

Por fim, na nova tela, marque as opções “Obter um endereço IP automaticamente” e “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente”. Confirme as alterações clicando em “OK”.

Além dessas dicas, é importante que você procure na internet, em fóruns e sites especializados, por maiores informações sobre configurações relacionadas ao modem/roteador que você possui.

Hora de configurar

Para configurar o roteador, é preciso acessar as suas configurações. Isso é feito por meio do navegador e você precisa digitar o endereço de IP do dispositivo, que normalmente é uma das três opções abaixo:

10.1.1.1

192.168.1.1

192.168.0.1

Caso você tente todas as variações e nada aconteça ou você receba uma mensagem de erro, verifique o manual de instruções do modem ou roteador, pois lá deve constar essa informação.

Se estiver correto, quando você digitar o endereço de IP, uma janela de login aparece na tela. É um padrão que tanto nome de usuário quanto senha sejam apenas “admin” (sem aspas), mas, novamente, caso algo saia errado, é importante consultar o manual ou a central de vendas da fabricante do aparelho. Entrar em contato com sua operadora de banda larga também pode ajudar, pois normalmente elas possuem profissionais habilitados para essa função.

Proteção

O próximo passo da configuração é a proteção. Existem várias formas de proteger a rede, deixando que você defina desde sites cujo acesso deve ser bloqueado até quantos computadores podem se conectar a ela. Neste tutorial, apenas duas configurações básicas serão abordadas: Chave de rede e Endereço MAC.

Chave de rede

Uma chave de rede nada mais é do que a senha que o usuário deve digitar para acessar a rede sem fio. Existem dois tipos de chave de rede: WPA e WEP. A mais indicada é a WPA, pois, atualmente, existem programas que quebram chaves WEP em menos de dois minutos. Se o seu modem for mais novo, é possível que haja ainda a possibilidade de chaves WPA2.

Endereço MAC

Endereço MAC é um código através do qual as placas de rede são identificadas, como se fosse a impressão digital delas, pois não existem duas placas com o mesmo código. Como o endereço MAC é único, é possível utilizá-lo a fim de garantir a segurança em sua rede, autorizando apenas determinados códigos a ter acesso a ela.

Os Endereços MAC são compostos por doze números, agrupados em seis duplas. As três primeiras duplas identificam o fabricante da placa, enquanto que as outras três representam o número de série da sua placa.

Para descobrir o Endereço MAC de um dispositivo conectado ao Windows, faça o seguinte:

• Clique no Menu Iniciar e depois em Executar (se você usa Windows 7 ou Vista, apenas execute o comando abaixo na Barra de pesquisa rápida);
• Digite “cmd” (sem aspas) na tela que aparece e pressione OK;
• Digite “ipconfig –all” (também sem aspas e não se esqueça do traço) e pressione a tecla Enter;
• No texto que aparece como resultado, o endereço MAC está listado como “Endereço físico”.

Posicionamento do roteador

Algo que deve ser tratado com cuidado ao se criar uma rede sem fio é a posição do roteador. Lembre-se de que ele emite sinais que podem sofrer interferência de paredes e portas que estejam em seu caminho, logo, quanto mais central ele estiver em um local, maior será o seu alcance em um ambiente.

Caso você tenha problemas com paredes muito grossas, uma boa saída é adquirir um repetidor de sinal para amplificar a capacidade do aparelho, levando sua internet sem fio para um pouco mais longe. Deixar os roteadores em locais altos também é uma boa dica.

. . . . .

Cada roteador, computador e placa possuem uma forma distinta de configuração, por isso é complicado criar um guia passo a passo “genérico”. Mas, como foi dito no texto, realizando uma pesquisa na web pela marca e modelo do seu roteador você encontra inúmeros sites e fóruns bem conceituados que ensinam nos mínimos detalhes as configurações.
urar redes sem fio

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.