Com o avanço tecnológico, é cada vez mais comuns nos depararmos com a tecnologia de Internet sem fio nos mais variados locais, como bares, restaurantes e shoppings. Entender como os computadores se conectam ao sistema Wi-Fi é mais simples do que parece.

Como funciona

Falando em poucos termos, a Internet sem fio é, na verdade, uma tradução da banda larga comum que temos em casa, feita através de um roteador especial, que capta toda a banda do seu modem e converte os dados para uma determinada freqüência, que pode ser distribuída entre várias máquinas.

Tudo que elas precisam para passar a captar a banda é ter uma placa de rede sem fio, ou até mesmo os novos conectores USB de rede, semelhantes a um pendrive. Com poucos recursos, é possível eliminar os cabos de rede de sua casa, instalando os aparelhos citados com a ajuda de um técnico.

Alguns detalhes

Vale ressaltar que, como todo processo que opera por freqüências, é importante estar atento para a distância do modem aos computadores conectados a ele, além de possíveis interferências causadas por aparelhos eletrônicos, o que pode dificultar a conexão ou reduzir a velocidade. Para contornar o problema, há outros equipamentos que funcionam como pontos adicionais para a rede, aumentando seu raio de abrangência.

Conexão sem fio em alta velocidade.

Outro detalhe fundamental é o padrão de freqüência utilizado por você, que precisará ser igual ao dos receptores. O mais utilizado atualmente é o IEEE 802.11g, embora existam outros disponíveis. Quase todos os dispositivos receptores ou emissores são compatíveis com o padrão citado, mas devem ser configurados corretamente para reconhecê-lo sem problemas.

Cuidado!

Como citado anteriormente, qualquer pessoa próxima a um ponto de rede wireless pode se conectar à ela, o que pode trazer problemas, em especial quanto à segurança dos usuários. Para isso, é fundamental estipular uma senha bem elaborada para limitar os acessos à sua rede, caso você seja o emissor do sinal.

Ao se conectar a um hotspot, você deverá ter em mente que a rede é compartilhada por qualquer usuário próximo, o que pode ser, em alguns casos, perigoso. Por esses motivos, além de um bom antivírus, é imprescindível ter um ótimo firewall para proteger seu computador de eventuais invasores.

Praticidade e comodidade sem cabos.

Uma nova tendência?

Parece mesmo que a tecnologia wireless veio para ficar. Hoje, diversos periféricos não precisam de conexão por fio para funcionar, como mouses e teclados, o que, para muitos, torna seu uso bem mais prático. Embalado pela mobilidade dos celulares e laptops, o sistema sem fio é muito mais prático e dinâmico do que as redes comuns em diversas situações.

Com a Internet, o processo vem progredindo ano após ano, até que nos tornemos totalmente desplugados e livres dos emaranhados de cabos e fios que, em muitos casos, nos deixam tão frustrados. No entanto, problemas com freqüências e conexão poderão atrasar a mudança, já que, por enquanto, não há nada mais rápido e funcional que as redes comuns.

Cupons de desconto TecMundo: