(Fonte da imagem: iStock)

Você faz parte do grupo de internautas que gosta de navegar sem se preocupar com o que está acontecendo por trás das páginas ou o espírito de programador faz parte da sua vida? Se você tem curiosidade sobre como é programar aplicativos ou mesmo páginas da internet, vai adorar saber que existe uma série de opções gratuitas que podem lhe ensinar os primeiros passos. Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre as linguagens utilizadas na programação web.

Os sistemas operacionais e aplicativos são criados em inglês. Por essa razão, é recomendável que você possua conhecimentos no idioma antes de começar a escrever as primeiras linhas de código. O HTML (muito utilizado na internet e ideal para quem quer começar a aprender) é bastante lógico, por isso entender o idioma em que os códigos são escritos facilita bastante o aprendizado.

Vale lembrar que estamos falando de guias básicos para quem quer aprender. Temas mais complicados serão apenas citados a título de curiosidade. 

HTML: os primeiros passos para a construção de sites

Como já dissemos, o HTML é o código mais utilizado em toda a web. Você compreende a relação entre um head e um body sem nunca ter acessado um código-fonte? Depois de ter algumas dicas sobre a linguagem HTML, você saberá exatamente para que serve o cabeçalho e o corpo da página (head e body, respectivamente).

Você pode pressionar a tecla F12 no Chrome para ver detalhes sobre as páginas visitadas.  
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

No Baixaki, você pode baixar o Curso de HTML Grátis e depois alguns editores para treinar o seu conhecimento. Os softwares para criação e montagem gratuitos mais recomendados são o Nvu e o Notepad++, que, apesar de muito simples, permitem que você consiga ver exatamente o que está sendo projetado.

Outro software bem interessante é o Tutoriais Web, que compila diversos tutoriais muito interessantes sobre programação. Isso vale para os iniciantes e também para os mais experientes programadores. Para quem prefere ferramentas interativas, o Codecademy é um dos mais completos sites existentes na internet. Nele você pode encontrar dezenas de guias das mais diversas linguagens – vale a pena conferir.

JavaScript

Assim como o HTML, o JavaScript está presente em uma parcela gigantesca das páginas na web. Mas se você não faz ideia de como seja o funcionamento deste tipo de linguagem, você pode recorrer novamente ao Codecademy, que funciona como um professor online. Um console é mostrado na página e você pode seguir as lições mostradas para entender algumas das funções mais básicas do JavaScript.

(Fonte da imagem: Reprodução/Codecademy)

Bônus: Ruby para os mais avançados

Uma das frameworks que mais tem sido difundida em todo o mundo é a Ruby on Rails. Ela está presente em alguns dos principais sites da internet, o que inclui o Baixaki Jogos e o Minha Série.  Ela usa a linguagem Ruby, que não é muito simples para quem nunca programou nada, mas o site Ruby Lang pode dar dicas preciosas. Para quem prefere dicas em português, este site também pode ajudar bastante.

Com o Try Ruby (clique aqui para acessar), você pode conferir um terminal interativo e tentar colocar em prática os conhecimentos obtidos. Neste site, você encontra os tutoriais mais completos – e complexos – sobre uma das linguagens que prometem dominar a internet nos próximos anos, além de baixar os softwares necessários para iniciar os seus códigos. Confira também alguns guias de Ruby on Rails por este link.

Para quem quer programar fora da web

Quem quer programar para fora da internet – softwares, propriamente ditos – precisa aprender algumas linguagens um pouco diferentes. As mais indicadas para quem quer começar são: Java, C++, C# e C. Você pode utilizar os sites Learn C Online (C), C Plus Plus (C++), Programmers Heaven (C#) e Java Beginner (Java).

Atenção: esta é apenas uma introdução ao tema. Em breve, o Tecmundo vai publicar alguns guias mais completos para quem realmente quer aprender a trabalhar com programação.