Tecnologia brasileira permite comandar smartphones com o cabelo

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia brasileira permite comandar smartphones com o cabelo

Uma pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro criou uma tecnologia que permite controlar qualquer smartphone com um simples toque no cabelo. O experimento, chamado de Hairware, pode realizar ações discretas para que você possa tirar uma foto ou até mesmo enviar sua localização.

Katia Veiga e seus colegas criaram o sistema usando filamentos de cabelo metalizados e condutivos que podem ser ativados para acionar aplicativos específicos dependendo do número de toques.

Ela considera, por exemplo, que o experimento poderá ser aplicado em situações de perigo, como quando uma mulher estiver se sentindo ameaçada. Dessa forma, será possível tocar no cabelo e enviar um sinal de alerta com a localização de onde está.

Aprendendo com o usuário

A habilidade do cabelo para armazenar eletricidade muda quando tocada e isso pode ser usado para trocar os controles. Ao tocar uma vez, um aplicativo poderá ser aberto. Dois toques poderá realizar outra função. E como mexer no cabelo é um movimento natural do corpo humano, ninguém saberá o que está acontecendo.

Um microcontrolador de arduino e um sistema de comunicação Bluetooth  são os responsáveis por provir o sistema de inteligência e a conectividade, com um algoritmo que aprende ao longo do tempo quando o usuário tem a intenção de desencadear a ação.

Mágica e James Bond

Segundo Katia, o resultado é um aplicativo que mistura mágica com uma pitada de James Bond. Ela espera comercializar a tecnologia e, além do uso para segurança pessoal, particularmente para mulheres, ela também vê um potencial de uso por agências de inteligência.

Katia apresentou seu projeto durante a IUI 2015, uma conferência sobre interfaces inteligentes realizada em Atlanta nos Estados Unidos durante os dias 29 de março e 1º de abril. Ela recebeu o prêmio de melhor tecnologia de demonstração do evento.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.