Software

Samsung começa a adotar ferramenta de atualizações discretas do Android

No novo Galaxy A55, atualizações são baixadas e instaladas numa partição secundária e aplicadas após a primeira reinicialização.

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

22/03/2024, às 07:00

Samsung começa a adotar ferramenta de atualizações discretas do Android

Fonte:

Imagem de Samsung começa a adotar ferramenta de atualizações discretas do Android no tecmundo

O novo Galaxy A55 suporta o método de atualizações invisíveis do Android, descobriu o site SamMobile. O recurso permite que o sistema inicie o processo de instalação sem precisar desligar o celular.

A ferramenta foi descoberta no primeiro patch de segurança entregue ao Galaxy A55, lançado há uma semana no Brasil. O pacote é baixado e instalado parcialmente sem precisar desligar o aparelho e aplica as alterações necessárias na próxima reinicialização do dispositivo.

O método consiste em dividir o sistema em duas partições: a principal mantém o dispositivo ligado, enquanto a secundária recebe o update. Então, depois que o celular é reiniciado, o boot acontece a partir da parte secundária, configurando-a como principal.

Segundo o SamMobile, o recurso também encurta o tempo de instalação do update. A primeira reinicialização levou apenas 90 segundos para ser concluída (o tempo pode variar dependendo do tamanho do pacote). Várias telas de carregamento necessárias no procedimento antigo não foram exibidas.

Instalação discreta

Por enquanto, só o Galaxy A55 suporta as atualizações discretas do Android, mas é muito provável que a função chegue para outros aparelhos da Samsung em breve. Não está claro, porém, quais dispositivos serão compatíveis com a novidade.

É possível que a novidade seja lançada para o público geral na próxima leva de atualizações para a One UI 6.1. Até agora, não há data prevista para a liberação da para modelos mais antigos.


Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.