Android 15 pode ter recurso que localiza seu celular até desligado; veja como deve funcionar

1 min de leitura
Imagem de: Android 15 pode ter recurso que localiza seu celular até desligado; veja como deve funcionar
Imagem: GettyImages

O Android 15, próxima versão do sistema operacional móvel da Google, pode ganhar um recurso adicional que ajuda quem perdeu o aparelho. Segundo o site Android Police, a plataforma deve permitir que você encontre seus dispositivos mesmo que eles estejam desligados ou sem bateria.

A partir dessa função, especulada desde o ano passado, quem perdeu o aparelho pode rastrear a sua localização ao menos por mais algumas horas. A novidade ainda não foi confirmada oficialmente pela Google, mas alguns indícios no código dos smartphones Pixel 8 da empresa sugerem que ela ao menos está testando a possibilidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por isso, a expectativa é de que essa opção seja adicionada no Android 15. O sistema operacional deve ser revelado pela Google em breve, talvez até no Google I/O 2024 de maio, e disponibilizado gradualmente a partir do final deste ano.

Como o seu funcionamento depende também de algumas questões de hardware, entretanto, nem todos os celulares Android terão acesso ao recurso de segurança. É possível que ela esteja habilitada ao menos nos mais novos modelos da própria Google, como a linha Pixel 8 e os futuros Pixel 9, além de outros smartphones top de linha lançados este ano.

Como funciona a localização com o aparelho desligado?

A localização de um aparelho com Android é feito atualmente pela função Encontre meu Dispositivo. Quando ela é acionada, o aparelho envia sinais Wi-Fi ou Bluetooth para uma rede ou outros aparelhos Android próximos, que comunicam o servidor sobre a posição aproximada.

Uma mensagem de que o app desligado envia sinais Bluetooth já foi encontrado em uma versão do Android. (Imagem: Divulgação/Android Police)Uma mensagem de que o app desligado envia sinais Bluetooth já foi encontrado em uma versão do Android. (Imagem: Divulgação/Android Police)Fonte:  Android Police 

Com o aparelho desligado, esse procedimento muda um pouco. O dispositivo "armazena" sinais de Bluetooth na memória do controlador dessa conectividade sem fio para conseguir mandá-los se necessário. Dessa forma, ao menos por algum tempo, ele consegue enviar identificadores para aparelhos próximos enquanto ainda tiver um pouco de energia sobrando.

O Android 15 já está na primeira versão prévia para desenvolvedores. Outras funções esperadas para o sistema operacional incluem a exibição forçada de apps em tela cheia e alertas mais detalhados sobre a saúde da bateria do celular.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.