MSN de volta? Conheça o Escargot, app que emula o antigo serviço de chat

4 min de leitura
Imagem de: MSN de volta? Conheça o Escargot, app que emula o antigo serviço de chat
Imagem: Escargot

Um vídeo publicado há alguns dias no TikTok despertou a nostalgia de toda uma geração. O clipe mostra o lendário software de bate-papo Windows Live Messenger, o MSNfuncionando em um notebook moderno.

Com pouco mais de um minuto de duração, o vídeo já acumula mais de 105 mil curtidas e muitos comentários saudosistas. Afinal, o programa da Microsoft foi um verdadeiro fenômeno inclusive no Brasil, sendo a principal em chats online por vários anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

@annacarolinadavila @Carol | A menina dos anos 2000 #orkut #nostalgia #nostalgia2000an #anosatrás #anos2000 #vaiprofycaramba #msn #antigamente #2000smusic #annacd @Carol | A menina dos anos 2000 ? som original - Carol | A menina dos anos 2000

Mas, afinal, como é possível usar um software descontinuado há uma década em um PC moderno, ainda com a interface clássica do final da década de 2000?

Os bons tempos do MSN Messenger

O MSN Messenger, foi um programa de troca instantânea de mensagens lançado em 1999 pela Microsoft. Ele fazia parte de toda uma rede de serviços chamada MSN, que incluía portal, jogos online e outros conteúdos multimídia.

Inicialmente, o programa tinha só uma simples lista de contatos e o envio de recados de texto, mas aos poucos ele incorporou novas funções e foi substituindo concorrentes como o ICQ.

Não eram muitos os softwares de conversa instantânea no mercado e, sem smartphones, a única forma de conversar via celular era por meio de mensagens de texto SMS que consumiam rapidamente os créditos.

Em 2005, já extremamente popular, o MSN Messenger foi rebatizado de Windows Live Messenger em uma tentativa da Microsoft de unificar suas marcas.

A clássica janela de bate-papo do Windows Live Messenger.A clássica janela de bate-papo do Windows Live Messenger.Fonte:  Softonic 

Ao longo do tempo, nas atualizações, agora organizadas por ano, foram adicionados recursos como chamar atenção, mini-games, status, as animações (winks) e envio de sons.

O começo da nova versão foi bem-sucedido e esse foi o período de ouro do software. Dados oficiais da marca indicam que ele contava com mais de 330 milhões de usuários globalmente em 2009.

Em 2013, entretanto, veio o fim. O Windows Live messenger foi descontinuado para o Skype ganhar atenção na Microsoft. O Brasil, com índices altos de acesso até os últimos momentos, foi um dos últimos países a perder os servidores, no final de abril.

É possível usar o MSN hoje em dia?

Na verdade, o programa mostrado rodando no vídeo do TikTok não é o MSN original. Trata-se do Escargot, um projeto que já existe há alguns anos.

O Escargot é um software independente, de código aberto e sem qualquer relação formal com a Microsoft ou o projeto do mensageiro original. Os criadores do programa não são conhecidos, mas ele é uma parceria com o NINA, um projeto que recriou outros programas antigos do setor — como o ICQ, o Yahoo! Messenger e o AOL Instant Messenger (AIM).

A interface do Escargot.A interface do Escargot.Fonte:  Escargot 

O projeto foi feito com engenharia reversa, ou seja, destrinchando os códigos do programa original. É por isso que ele consegue replicar com a maior fidelidade possível os recursos antigos, como "chamar atenção", animações, toda a interface e até os avisos sonoros.

A Microsoft desligou os servidores da plataforma original em 2013, o que significa que você não terá contatos ou histórico de mensagens da conta antiga. No Escargot, o usuário cria uma conta do zero e pode adicionar contatos que também baixaram o programa, ou então conversar com desconhecidos no servidor.

Para além de ser um espaço de conversa, o Escargot alega ter como objetivo "reviver versões antigas" da plataforma, o que é positivo do ponto de vista de preservação do software. Até agora, a equipe já conseguiu replicar quase todas as versões do MSN e do WLM, inclusive com menus em português do Brasil.

Ele até trouxe de volta uma versão do Messenger Plus!, pacote de extras que adicionam suporte a cores, animações e outros plugins nos chats.

O Escargot é igual ao MSN?

O Escargot é, portanto, um programa de bate-papo instantâneo e online que recria a interface do MSN antigo em suas diferentes versões, mas não tem relação com a Microsoft e funciona a partir de um servidor próprio.

O aplicativo é gratuito para usar e exige apenas a criação de uma conta para você iniciar as conversas. Entretanto, não espere que ele vá virar um fenômeno do mercado ou algo parecido.

O programa tem alguns bugs e faltam muitas funções hoje indispensáveis para um app de mensagens, como app para celular e criptografia nas conversas. Apesar de ser um projeto sério, a segurança dele é menos garantida do que em outros serviços do tipo, o que significa que você deve tomar cuidado ao clicar em links nos chats ou colocar senhas fracas na conta.

Ele não tem chances contra WhatsApp, Discord ou Telegram, por exemplo, mas esse nem é o objetivo: o Escargot pode simplesmente servir para você matar as saudades do bom e velho MSN por alguns instantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.