MSN Messenger: 8 funções que sentimos falta nos apps atuais

3 min de leitura
Imagem de: MSN Messenger: 8 funções que sentimos falta nos apps atuais
Imagem: Grazua Daily/Reprodução
Avatar do autor

O MSN Messenger era o mensageiro favorito dos brasileiros no início dos anos 2000. O programa da Microsoft fez parte da vida de muitas pessoas que gastavam horas conversando com os amigos na internet.

Encerrado em outubro de 2014, ele apresentava várias funções que não estão presentes nos aplicativos de mensagem atuais. A seguir, conheça os recursos que os usuários gostariam de ter no WhatsApp, Telegram ou outros softwares.

As fontes personalizadas deixavam as conversas descontraídas – e confusas.As fontes personalizadas deixavam as conversas descontraídas (e confusas).Fonte:  Twitter MSN Memories/Reprodução

Fontes personalizadas

Os plugins do MSN Messenger possibilitavam mudar o tamanho, a cor e escolher qualquer fonte para as conversas. Embora resultasse em bate-papos quase incompreensíveis e cheios de emoticons, isso “refletia a personalidade” dos usuários.

Infelizmente, os aplicativos atuais não oferecem essa liberdade. Na maior parte, as fontes e o tamanho das letras estão relacionados às configurações do próprio dispositivo. Em geral, elas são padronizadas e “sem graça”.

Ver a Ver a "plaquinha" do contato favorito era um momento de alegria para várias pessoas.Fonte:  Me.Me/Reprodução 

Avisar quando um contato está online

Houve uma época em que a maior alegria de alguns usuários era ver a notificação do MSN mostrando que aquela pessoa querida acabou de ficar online. Então, sem perder muito tempo, era só clicar na janela e iniciar o bate-papo.

Hoje, os usuários só conseguem ver se uma pessoa está online ao verificar a conversa com o contato nos mensageiros. Lembrando que é possível ela desabilitar a função de “visto por último” e ficar… "invisível".

O status Invisível era o preferido de vários usuários.O status "Invisível" era o preferido de vários usuários.Fonte:  Uol Tilt/Reprodução 

Ficar invisível

Por outro lado, o MSN já permitia que as pessoas ficassem invisíveis no mensageiro. Esse status era usado por quem não queria falar com ninguém ou ser incomodado durante uma tarefa ou conversa importante.

Como dito, muitos apps atuais possibilitam ficar “invisível” para os contatos. Mas nada supera a sensação de mudar o status e continuar vendo as pessoas online (quase como um hacker ou agente secreto).

Ver várias notificações de uma pessoa era sinal que ela queria atenção.Ver várias notificações de uma pessoa era sinal de que ela queria atenção.Fonte:  Garotas Geeks/Reprodução 

Entrar e sair do MSN para chamar atenção

Era muito comum usar a “tática” de entrar e sair do MSN para chamar a atenção de alguém. Seja para mostrar para o “crush” que estava online ou até mesmo tentar promover algo para os contatos, como um pedido de ajuda.

Infelizmente, essa é uma função que não está disponível nos mensageiros atuais. Algo equivalente seria a pessoa publicar um Status no WhatsApp e torcer para que alguém veja a mensagem.

Quem nunca tomou susto com a tela tremendo do MSN?Quem nunca tomou susto com a tela tremendo do MSN?Fonte:  Tumblr/Reprodução 

Chamar atenção

O MSN Messenger tinha um recurso especial para chamar a atenção. Caso o contato não estivesse respondendo, bastava clicar em um botão para fazer a tela tremer e emitir um som realmente alto para atrair a atenção de quem estava do outro lado.

Para tristeza de uns e alegria de outros, não há nada parecido nos apps atuais. A melhor solução é aguardar educadamente até que a outra pessoa responda (ou aceitar que a mensagem foi ignorada).

Os Winks eram divertidos, mas estranhos.Os Winks eram divertidos, mas estranhos.Fonte:  Buzzfeed/Reprodução 

Enviar Winks

Outro recurso que dividia opiniões eram os Winks, uma série de animações que ocupavam toda a tela da conversa no MSN. Eles ajudavam a deixar os bate-papos mais divertidos ou causavam alguns sustos e constrangimentos, dependendo da arte.

Os mensageiros atuais não têm uma funcionalidade semelhante. Para os saudosistas, nem todos os pacotes de figurinhas do WhatsApp conseguem substituir a felicidade de enviar um Wink para os amigos.

Campo Minado era o jogo preferido de vários usuários do MSN.Campo Minado era o jogo preferido de vários usuários do MSN.Fonte:  Twitter/Reprodução 

Se divertir com jogos

Além de conversar com os amigos, o MSN Messenger possibilitava jogar alguns games online. Era possível reunir os colegas para disputar partidas de Campo Minado, Uno e outros títulos divertidos.

Embora os jogos online tenham se popularizado nos últimos anos, o foco dos principais mensageiros é facilitar a comunicação. Tal como, alguns games mobile não possuem áreas dedicadas para chats.

Todos gostavam de mostrar o gosto musical no status do MSN.Todos gostavam de mostrar o gosto musical no status do MSN.Fonte:  Guia da Semana/Reprodução 

Mostrar as músicas que está ouvindo

Para os fãs de música, o MSN tinha integração com o Windows Media Player e o Winamp. Assim, as faixas executadas eram exibidas no status do usuário e todos podiam compartilhar o “apurado gosto musical”.

Apesar do Spotify ter uma função semelhante, ela não está ligada aos apps de mensagem. Então, raramente alguém vai elogiar – ou falar mal – da playlist que a pessoa está ouvindo.

Quais dessas funções que deixaram saudades você gostaria de ver nos aplicativos atuais? Conte para gente nos comentários!

MSN Messenger: 8 funções que sentimos falta nos apps atuais