7 dicas para criar um ambiente mais seguro no Discord

4 min de leitura
Imagem de: 7 dicas para criar um ambiente mais seguro no Discord
Imagem: Money Times

O Discord é um ambiente bastante utilizado por muitas pessoas para tratar dos mais diversos assuntos. Seja para um simples bate-papo ou para falar de games, ele se torna cada vez mais uma preferência entre o público – que muitas vezes se pergunta sobre a segurança da plataforma.

Caso esteja neste grupo, vamos listar aqui algumas dicas do que você pode fazer para ter mais segurança no Discord. Confira a seguir.

Como o Discord funciona?

Diferente de um WhatsApp ou Facebook Messenger, o Discord tem suas conversas divididas em servidores que funcionam como grandes comunidades. Elas costumam ser separadas por assuntos variados, incluindo games, educação, ciência e música.

Nessas áreas, podemos interagir com outros usuários utilizando mensagens de texto ou voz, e muitas das salas possuem regras específicas e instruções claras de como agir. Por isso, é possível que um grupo permita transmissões em tempo real e outro não, apenas para citar um exemplo.

(Fonte: Epic Games)O Discord é uma plataforma utilizada como uma grande comunidade entre os usuários, que conversam entre si. (Fonte: Epic Games)Fonte:  Epic Games/Reprodução 

Afinal, como criar um ambiente seguro no Discord?

Um ponto importante é que, diferente de algumas plataformas que exigem ter no mínimo 18 anos para usar seus serviços, o Discord libera o acesso ao seu conteúdo para pessoas que possuem no mínimo 13 anos.

Por ser um ambiente que atrai a atenção de menores, é importante saber algumas dicas para criar um local seguro dentro do aplicativo. Veja:

1. Configure os filtros de mensagens diretas

Um dos primeiros artifícios para ter um ambiente seguro na plataforma é configurando os filtros de menagens diretas. Dessa forma, você pode bloquear, por exemplo, o recebimento de imagens explícitas (o próprio aplicativo vai escanear o conteúdo e repassá-lo apenas se for seguro) e de spam, se assim desejar.

Para realizar essa configuração, é preciso acessar Configurações de usuário (o ícone de engrenagem localizado no canto inferior esquerdo) e depois selecionar Privacidade e segurança para escolher entre as três opções disponíveis: Filtrar todas as mensagens diretas, Filtrar mensagens diretas de desconhecidos e Não filtrar mensagens diretas.

2. Configurar mensagens diretas

Os filtros de mensagens diretas são úteis quando você está em um servidor com outras pessoas, mas também existe a opção de não ser abordado dessa forma por desconhecidos enquanto estiver na plataforma.

Caso queira mexer essa opção, é necessário clicar com o botão direito no ícone do servidor, depois acessar Configurações de privacidade e clicar em Mensagens diretas para escolher as opções que mais lhe agradam.

3. Configurar pedidos de amizade

Quem não quer ser bombardeado com pedidos de amizades aleatórios dentro do Discord também pode realizar alguns filtros nas configurações de solicitações vindas de novos amigos.

Para seguir com essa etapa, acesse as Configurações de usuário (o ícone de engrenagem que fica localizado no canto inferior esquerdo), selecione Pedidos de Amizade e verifique quem terá a opção de lhe enviar uma solicitação de amizade (se todos os usuários, apenas amigos dos amigos ou os membros do servidor).

(Fonte: Discord)Deixe o ambiente do Discord mais seguro ao configurar suas amizades. (Fonte: Discord)Fonte:  Discord/Divulgação 

4. Bloquear usuários

Outra forma bem simples de se manter em um ambiente seguro dentro do Discord é realizando um bloqueio de usuários que você não considera boas companhias.

Esse bloqueio pode ser feito de maneira bem simples: basta clicar com o botão direito do mouse no nome do usuário e selecionar a opção de bloquear. Ao fazer isso, ele não poderá enviar mensagens diretas para você ou será removido dos seus contatos caso tenha adicionado como amigo anteriormente.

5. Crie servidores seguros

Eis aqui mais uma forma de garantir a segurança no serviço de interação, dessa vez do lado de quem deseja criar um servidor. Com algumas opções ativadas, você pode ter uma área amigável para pessoas de todas as idades.

Um dos recursos que o criador de um servidor pode usar é o de bloquear automaticamente qualquer mensagem que contenha imagens explícitas. Isso pode valer para todos os usuários do canal ou apenas para quem não tem Cargos atribuídos.

Basta acessar Configurações de Servidor, depois Moderação, selecione Configurações de Segurança e ajuste a opção Filtro de imagem explícita.

6. Leia as diretrizes

Sabe aquele documento de termos que qualquer serviço possui e raramente alguém dedica alguns minutos para ler? Ele pode conter informações importantes quando se trata de ter um ambiente seguro na plataforma.

Dessa forma, vale dedicar um tempo para isso caso esteja criando uma nova conta ou encontrar o documento dentro da própria plataforma se já é um usuário antigo.

7. Converse com seus filhos

Para pais que possuem filhos menores de idade, é importante conversar com eles sobre o funcionamento de plataformas online e até dar algumas dicas do que se deve ou não fazer em ambientes virtuais.

Você gosta da ferramenta? Então, aproveite para ler um pouco mais sobre o Discord e veja como criar bots para facilitar sua experiência na rede. Até a próxima!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.