WhatsApp Web x Telegram Web: veja qual é melhor para usar no PC

3 min de leitura
Imagem de: WhatsApp Web x Telegram Web: veja qual é melhor para usar no PC
Imagem: Pexels

Oferecendo experiências diferentes conforme o público-alvo, WhatsApp e Telegram se tornaram cada vez mais populares com o passar dos anos. Atualmente, ambas as plataformas têm uma extensa gama de recursos, incluindo lojas integradas, robôs com diversas utilidades e suporte para grandes grupos de usuários interagirem entre si.

Similarmente, os aplicativos dispõem de uma versão web, voltada para quem deseja utilizar a plataforma em computadores de mesa e notebooks. Essa opção reúne os recursos fundamentais presentes nos aplicativos para dispositivos móveis. Contudo, há algumas diferenças que podem se tornas decisivas para a escolha de cada usuário, conforme seu uso e sua preferência.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Confira uma comparação entre as principais diferenças de WhatsApp e Telegram em suas versões web, que vai auxiliá-lo a tomar a decisão de qual usar em seu dia a dia – pessoal ou profissional.

WhatsApp Web

Para utilizar o WhatsApp Web, basta ter uma conta cadastrada em um dispositivo Android ou iOS suportado e acessar o recurso por meio da aba de opções na interface do aplicativo. Nessa tela, será solicitado que o usuário escaneie um QR Code para autorizar o uso do mensageiro na plataforma desejada, o qual pode ser encontrado acessando o endereço web  do serviço em um computador ou notebook.

Após escanear o QR Code, as conversas presentes no aplicativo do WhatsApp para dispositivos móveis estarão sincronizadas com o navegador, permitindo que o usuário continue os chats sem mais transtornos. As informações de entrada ficam salvas no PC, portanto, não é necessário refazer o processo.

Passo a passo de como acessar o WhatsApp Web em celulares Android e iOS. (Fonte: WhatsApp / Reprodução)Passo a passo de como acessar o WhatsApp Web em celulares Android e iOS. (Fonte: WhatsApp/Reprodução)Fonte:  WhatsApp 

Telegram Web

O Telegram Web é mais prático e exige apenas um código de acesso enviado ao celular – embora hoje seja possível conectá-lo por meio de um QR code também. As conversas são armazenadas em nuvem, dispensando a necessidade de uma conexão simultânea com outros dispositivos. É possível definir uma senha para acessar a plataforma no navegador, o que oferece um passo extra de segurança.

Telegram web vs WhatsApp webTela de entrada do Telegram Web. (Fonte: Telegram Web/Reprodução)Fonte:  Telegram Web 

Recursos e usabilidade: WhatsApp Web ou Telegram Desktop?

A experiência de uso dos mensageiros é bastante similar nas versões para navegador. Enquanto o WhatsApp Web oferece todas as principais funções básicas – como envio de mensagens e mídias, gerenciamento de grupos e visualização de status de contatos –, o Telegram vai um pouco além, possuindo mensagens editáveis, integração de robôs automatizados nas conversas e envio de arquivos com até 2 GB.

A disposição visual dos recursos oferecidos é a mesma em ambas as interfaces dos mensageiros, com a lista de contatos alocada na parte esquerda da tela e o chat na parte direita. Aqui, há uma pequena vantagem para o WhatsApp Web no quesito personalização, já que é possível alternar a cor do plano de fundo das conversas em até 30 tons.

Além de diferentes tons para o plano de fundo das conversas, o WhatsApp Web também possui um modo noturno. (Fonte: WhatsApp Web / Reprodução)Além de diferentes tons para o plano de fundo das conversas, o WhatsApp Web tem um modo noturno. (Fonte: WhatsApp Web/Reprodução)Fonte:  WhatsApp Web 

Segurança: qual é o vencedor?

Embora o Telegram leve certa vantagem em seu aplicativo móvel no quesito segurança, o contrário parece acontecer em sua versão web. O WhatsApp Web acaba se destacando por oferecer encriptação de ponta a ponta em todas as conversas, recurso ausente na versão para navegador do concorrente.

Essa tecnologia permite mais privacidade e segurança ao dificultar que as mensagens sejam interceptadas durante o uso da plataforma. Aliás, o aplicativo tem investido pesado na versão desktop, ajustando pontos negativos para que os usuários possam ter uma experiência completa.

Veredito: a escolha é o WhatsApp Web ou Telegram Web?

Enquanto o Telegram Web leva vantagem nos quesitos técnicos ao oferecer uma gama mais extensa e diversificada de recursos, o WhatsApp Web se destaca ao promover uma experiência mais simples e básica com recursos extras de segurança.

O melhor serviço, no fim das contas, é o que mais se adéqua às necessidades do usuário. O WhatsApp Web pode ser o mais indicado caso a experiência desejada seja de simplicidade e segurança, e o Telegram Web pode ser recomendado para aqueles que acesso a mais recursos, como canais, robôs automatizados e armazenamento em nuvem.

Gostou do conteúdo? Então, vale a pena conferir quais foram as melhores funções do WhatsApp lançadas em 2022. Afinal, o app continua melhorando e nós aqui do TecMundo estamos preparados para notificá-lo sobre cada uma dessas melhores – o mesmo com o Telegram.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.